Financiamento ou Lançamento Coberto em Petrobras: Estratégias Com Opções de PETR4

 | 22.04.2019 06:00

A operação de lançamento coberto com opções, na minha opinião, é uma das estratégias mais simples envolvendo os derivativos do mercado de capitais. Muito se ouve falar sobre as opções sobre ações ou derivativos.

Fala-se muito que elas são ferramentas do mercado de capitais de altíssimo risco, que são investimentos somente para profissionais, que podem te deixar muito rico ou muito pobre!

Mas, a realidade é que os derivativos são muito antigos e surgiram há mais de 500 anos. Existem registros desse tipo de transação financeira desde a época do Antigo Egito!

Mas, hoje vou falar especificamente sobre uma operação que tem ficado cada vez mais conhecida, especialmente por ser bem tranquila e rentável: o financiamento.

O que é o financiamento ou Lançamento Coberto?

Não podemos confundir o financiamento, que é o lançamento coberto, com o financiamento comum de imóveis ou bens em geral. São operações bem distintas!

O financiamento que estamos nos referindo tem como principal objetivo proteger o seu capital de maneira parcial.

Um bom exemplo são as ações de PETR4, que são preferenciais da Petrobras de alta liquidez. É feita, basicamente, a compra delas ao mesmo tempo em que é feita a venda de opções de compra (CALL), em três alternativas: dentro do dinheiro, no dinheiro e fora do dinheiro. Vamos entender melhor:

  • Dentro do dinheiro: Mais proteção e menos lucro.

  • No dinheiro: Lucro mediano e proteção mediana.

  • Fora do dinheiro: Mais lucro e menos proteção.

Independentemente das opções escolhidas, é importante que haja uma análise sobre as ações e empresas do seu interesse para saber se elas são ou não recomendadas.

No caso da Petrobras, Petr4, é preciso haver uma análise gráfica, fundamentalista ou seguir um analista certificado para evitar problemas.

Veja um exemplo da operação de financiamento abaixo: