Fusão Lojas Americanas e B2W Digital

 | 04.05.2021 06:55

Na coluna de hoje vou falar sobre a proposta de fusão entre a B2W Digital (SA:BTOW3) e as Lojas Americanas (SA:LAME4) anunciada em fato relevante na semana passada. Irei comentar sobre a reação do mercado no preço das ações, pilares estratégicos da transação e o que muda para os acionistas daqui para a frente.

A transação entre B2W e LAME é complexa. Apesar de todos os meus anos nessa indústria, posso dizer sem sombra de dúvidas que o Fato Relevante em que a operação foi informada foi um dos mais complexos que já avaliei na minha carreira de analista CNPI certificado. Mas nosso trabalho é exatamente esse, simplificar para você, leitor, os assuntos mais complicados do mercado. Então, vamos lá.

Empresa de dono/h2

O trio da 3G Capital (Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira) vai continuar o “dono” da nova empresa resultante: Americanas S.A. (novo código AMER3) com participação de 53,4 por cento do capital votante.

O mercado esperava que a Lojas Americanas unificasse as duas classes de ações (ON e PN) e virasse uma “corporation”, ou seja, uma empresa sem controlador definido, com migração das Lojas Americanas para o Novo Mercado, nível mais alto de Governança Corporativa.

Estrutura da transação/h2

“Os ativos físicos da Lojas Americanas serão incorporados pela B2W Digital, que vai emitir ações para pagar essa parcela de negócio que ela está recebendo e essas ações pagam os atuais acionistas de Lojas Americanas, que eram os donos desses ativos”, de acordo com Fábio Abrate, diretor financeiro e de relações com investidores da B2W.

Os acionistas da B2W receberão ações da nova companhia (AMER3) com relação de troca de 1 para 1, enquanto os investidores das Lojas Americanas (LAME3/LAME4) receberão 0,18 ações da companhia (AMER3), com a mesma relação de troca para ambos os tipos de ação ON e PN.

Na prática quem tem 100 ações das Lojas Americanas (LAME3 ou LAME4), continuará com essas ações e irá receber mais 18 ações da Americanas (AMER3).

A primeira parte da operação, com incorporação dos ativos operacionais da Americanas pela B2W, deve ocorrer em 40 dias. A oferta de ações nos EUA poderá acontecer em até 12 meses.

Estrutura acionária/h2

No fim do processo, os acionistas minoritários da B2W ficarão com cerca de 23,4 por cento das ações AMER3. Quem possui ações LAME3 ficará com 26,8 por cento e os detentores de ações LAME4 ficarão com 49,8 por cento.