Futuros dos EUA ampliam a liquidação, enquanto espera-se a ata do Fed

 | 03.01.2024 07:45

Bem-vindo à sua leitura matinal de cinco minutos de como os mercados estão reagindo ao redor do mundo nesta manhã.

ÁSIA: Os mercados da Ásia fecharam em queda na quarta-feira, à medida que as principais empresas de tecnologia, incluindo fabricantes de chips, ficaram sob pressão depois que o Barclays (LON:BARC) rebaixou a classificação da Apple (NASDAQ:AAPL) e reduziu seu preço-alvo de US$ 161 para US$ 160.

Os fornecedores da Apple nos principais mercados da Ásia caíram, pesando principalmente sobre os índices de Taiwan e da Coreia do Sul.

O Kospi da Coreia do Sul fechou em baixa de 2,34%, em 2.607,31 pontos. A maioria das ações de tecnologia e chips, incluindo Samsung (KS:005930) Electronics, LG Corporation e SK Hynix, caíram cerca de 3% cada.

O Índice de Taiwan fechou 1,65% mais baixo, em 17.559,31 pontos. As ações da Taiwan Semiconductor Manufacturing Company caíram 2,53% e Hon Hai, também conhecida como Foxconn (TW:2354), caíram 0,48%.

Na Austrália, o S&P/ASX 200 recuou 1,37% após atingir a máxima histórica na terça-feira, fechando em 7.523,20 pontos, com todos os setores negociando no vermelho. As ações de tecnologia e mineradoras lideraram as quedas. os pesos-pesados do minério de ferro BHP, Fortescue e Rio Tinto (LON:RIO) recuaram 1,5%, 1,9% e 1,4%, respectivamente. Entre as produtoras de petróleo, Santos caiu 1,7% e Woodside Energy recuou 0,8%. Os quatro grandes bancos também negociaram no vermelho, com CBA caindo 1,3%, NAB perdendo 0,9%, Westpac caindo 0,9% e ANZ caindo 1%.

O índice Hang Seng de Hong Kong caiu 0,94%, em 16.626,50 pontos, enquanto o CSI 300 da China fechou em queda de 0,24%, em 3.378,30 pontos.

Os mercados do Japão continuam fechados até quinta-feira.

Os dados da atividade industrial da Índia fornecidos pela S&P Global ficaram abaixo das expectativas para dezembro, de acordo com a pesquisa da S&P Global. O índice de gerentes de compras para dezembro atingiu 54,9, o menor nível em 18 meses, em comparação com os 55,9 esperados por economistas.

EUROPA: Os mercados europeus recuam na quarta-feira, na sequência de um início sombrio nas negociações de ano novo.

O Stoxx 600 abriu oscilando entre perdas e ganhos nas negociações da manhã e recuava 0,5% por volta das 7h00, horário de Brasilia. As ações de alimentos e bebidas subiam, enquanto as de construção e commodities caíam.

O alemão DAX 30 cai 0,8% e o francês CAC 40 perde 1,3%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Em Londres, o FTSE 100 recua 0,6%. As mineradoras listadas na LSE registram perdas significativas. Anglo American (JO:AGLJ) cai 4,8%, Antofagasta (LON:ANTO) recua 2,2%, enquanto as gigantes BHP e Rio Tinto cedem 2% cada. A petrolífera BP cai 1,1%.

EUA: Os futuros dos índices de ações caem nas negociações matinais depois que o Nasdaq Composite registrou sua pior sessão desde outubro.

As ações começaram o novo ano com uma nota amarga. Nas negociações regulares, o S&P 500 caiu 0,57%, em 4.742,83 pontos e o Dow de 30 ações terminou em alta de apenas 0,07%, em 37.715,04 pontos. O Nasdaq Composite caiu 1,63%, em 14.765,94 pontos, em seu pior dia desde outubro, arrastado pelas principais ações de tecnologia e por um declínio de quase 4% na Apple depois que o Barclays rebaixou a fabricante do iPhone.

Ações que se beneficiam da inteligência artificial, como Nvidia e AMD (NASDAQ:AMD) caíram 2,7% e 6%, respectivamente, enquanto Alphabet (NASDAQ:GOOGL) e Microsoft (NASDAQ:MSFT) perderam mais de 1%, enquanto a Intel (NASDAQ:INTC) caiu 4,9%.

O mercado está saindo de um ano estelar, em que todos os principais índices se recuperaram de um 2022 devastador. O S&P 500 subiu mais de 24% e culminou com a sua mais longa seqüência de altas semanais desde 2004, enquanto o Nasdaq saltou 43% em seu melhor ano desde 2020.

A recuperação de ativos de risco resultou da redução da inflação e de uma queda no rendimento do Tesouro a 10 anos, que terminou o ano abaixo dos 3,9%, depois de ter atingido 5% em outubro. O fim da agressiva campanha de alta de juros do Federal Reserve e a antecipação de cortes nas taxas em 2024, juntamente com aumento das esperanças de uma aterragem suave da economia, sem entrar em recessão, também impulsionaram o sentimento nas últimas semanas.

Na tarde de terça-feira, os mercados previam uma probabilidade de quase 70% de cortes a partir de março, de acordo com a ferramenta FedWatch do CME Group.

Os rendimentos do Tesouro dos EUA sobem na manhã desta quarta-feira, à medida que a atenção dos investidores se voltam para os relatórios econômicos previstos para esta semana, que poderão fornecer informações sobre o mercado de trabalho e dicas sobre as perspectivas para as taxas de juroa.

Na agenda econômica, está prevista as vagas de empregos JOLTS, PMI de manufatura do ISM, às 12h00.

Mais tarde, a ata da reunião de política monetária do Fed em dezembro será divulgado às 16h00, que poderá esclarecer o que o banco central espera para as taxas de juros, incluindo o que as autoridades políticas pensaram antes de decidirem por cortar as taxas e quando pensam que as reduções das taxas poderão acontecer. A ata também poderá fornecer informações adicionais sobre as expectativas da Fed para a economia em geral, incluindo a inflação e se uma recessão pode ser evitada nos EUA após o ciclo de subida das taxas do banco central.

Na quinta-feira, será a vez do relatório da ADP sobre as folhas de pagamento do setor privado de dezembro, enquanto o Payrolls de dezembro, será divulgado na sexta-feira.

Espera-se também comentários do presidente do Fed de Richmond, Tom Barkin, podem oferecer mais pistas sobre a trajetória futura das taxas antes da reunião do banco central no final deste mês.
]
CRIPTOMOEDAS:
Bitcoin: -0,92% em US $ 45.282,00
Ethereum: -1,04% em US $2.373,84

ÍNDICES FUTUROS - 7h30:
Dow: -0,20%
S&P 500: -0,20%
NASDAQ: -0,39%

COMMODITIES:
MinFe: +2,83%
Bent: -0,37%
WTI: -0,61%
Soja: -0,33%
Ouro: -0,54%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, independente, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra, manutenção ou venda de ativos.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações