Futuros dos EUA avançam antes de mais dados de inflação

 | 14.09.2023 08:11

RESENHA DA BOLSA - QUINTA-FEIRA 14/09/2023

Bem-vindo à sua leitura matinal de cinco minutos de como os mercados estão reagindo ao redor do mundo nesta manhã.

ÁSIA: Os mercados da Ásia subiram nesta quinta-feira, mesmo com a inflação de agosto dos EUA ficar mais quente em comparação com as expectativas dos economistas.

Na Austrália, o S&P/ASX 200 subiu 0,46%, fechando em 7.186,50 pontos, enquanto os números do desemprego em agosto manteve estável ​​em 3,7%, correspondendo às previsões dos analistas. As mineradoras estavam entre as mais fortes da bolsa local, lideradas pela alta de 4,1% do peso-pesado do minério de ferro Fortescue. Rio Tinto (LON:RIO) subiu 1,8% e BHP avançou 0,8% após o preço do minério de ferro subir para US$ 120 a tonelada. As empresas de energia também subiram, com as mineradoras de carvão New Hope e Whitehaven registrando alta de 2,5% e 3,4%. Os pesos pesados Woodside Energy e Santos subiram 0,1% e 0,1%, respectivamente, apesar da queda nos preços do petróleo Brent na sessão ocidental.

O Nikkei do Japão subiu 1,41% e terminou em 33.168,10 pontos, ultrapassando a marca de 33.000 pontos pela segunda vez em mais de dois meses.

O Kospi da Coreia do Sul avançou 1,51% para fechar em 2.572,89, quebrando uma sequência de dois dias de baixas.

O índice Hang Seng de Hong Kong subiu 0,24%, fechando em 18.053,00 pontos, enquanto na China continental, o Shanghai Composite subiu 0,11%, em 3.126,55 pontos e o Shenzhen Component caiu 0,57%, em 10.197,59 pontos.

EUROPA: Os mercados europeus operam em território positivo na quinta-feira, com os investidores da região aguardando a próxima decisão de taxa do Banco Central Europeu.

Os economistas estão divididos se o banco central manterá as taxas estáveis ​​ou realizará um décimo aumento consecutivo, elevando sua taxa principal para 4%. Atualmente, os mercados monetários apontam uma probabilidade de 64% de alta, acima dos cerca de 40% nos últimos dias, embora os sinais de forte deterioração da atividade econômica em toda a zona euro possam significar que os membros mais pacíficos do BCE pesarão sobre o banco central a manter as taxas inalteradas.

O pan-europeu Stoxx 600 sobe 0,5% nas negociações matinais. O setor automóvel caiu, uma vez que o otimismo inicial em relação a uma investigação da UE sobre os subsídios chineses aos veículos elétricos azedou devido aos receios de uma ação retaliatória e à iminência de um ataque dos EUA. Os mercados de ações europeus fecharam ligeiramente em baixa na quarta-feira, com os investidores reagindo aos dados de inflação dos EUA mais fortes do que o esperado.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

O alemão DAX 30 sobe 0,2% e o francês CAC 40 avança 0,3%.

Em Londres, o FTSE 100 avança 1,2%.

EUA: Os futuros dos índices de ações sobem na manhã de quinta-feira, enquanto os investidores aguardam o índice de preços ao produtor de agosto, que mede a inflação no atacado.

Durante as negociações regulares de quarta-feira, o Dow Jones tropeçou pelo segundo dia consecutivo, caindo 0,2%, em 34.575,53 pontos, arrastado pela 3M. O Nasdaq Composite fechou em alta de quase 0,29%, em 13.813,58 pontos, enquanto o S&P 500 adicionou 0,12%, em 4.467,44 pontos.

A leitura do índice de preços ao consumidor de agosto aumentou 0,6% numa base mensal e 3,7% em relação ao ano anterior, enquanto os economistas previam 0,6% e 3,6%. O núcleo do IPC, que exclui alimentos e energia, subiu 0,3% em relação ao mês anterior e 4,3% em relação a 12 meses anteriores, ante estimativas de 0,2% e 4,3%, respectivamente.

Os dados surgem no momento em que a incerteza sobre as perspectivas para a política monetária do Federal Reserve aumentou nas últimas semanas. Várias autoridades ​​do Fed sugeriram que as taxas podem subir ainda mais e citaram os dados econômicos, especialmente os relativos à inflação, como um fator crucial para as futuras decisões políticas.

Não se espera que a leitura do IPC de agosto mude o curso do Federal Reserve em sua reunião de política que começa em 19 de setembro. Os futuros dos fundos do Fed de quarta-feira apontam para uma probabilidade de 97% de as taxas permaneçam inalteradas na próxima semana, de acordo com a ferramenta CME FedWatch.

Mesmo que o banco central mantenha as taxas estáveis, os mercados provavelmente continuarão voláteis até o final do ano. Os futuros dos fundos federais também apontam uma probabilidade de cerca de 48% de que as taxas subam na reunião de Novembro.

Nesta quinta-feira, a leitura de agosto do índice de preços ao produtor sairá às 9h30. É esperado que tenha subido 0,4%. Em julho, os preços no atacado subiram 0,3%, superando as expectativas. No mesmo horário, espera-se os pedidos de seguro-desemprego e as vendas no varejo, seguido pelo último relatório de sentimento do consumidor na sexta-feira.

Espera-se também que a Adobe divulgue resultados trimestrais após o fechamento do mercado nesta quinta-feira.

CRIPTOMOEDAS:
Bitcoin: + 0,45% em US $ 26.284,90
Ethereum: +1,20% em US $ 1.619,36

ÍNDICES FUTUROS - 7h20:
Dow: +0,12%
S&P 500: +0,23%
NASDAQ: +0,31%

COMMODITIES:
MinFe Dailan: +0,82%
Brent: +0,74%
WTI: +0,77%
Soja: +0,04%
Ouro: -0,23%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, independente, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra, manutenção ou venda de ativos.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações