Futuros dos EUA avançam ligeiramente após melhor semana de Wall Street no ano

 | 06.11.2023 08:32

Bem-vindo à sua leitura matinal de cinco minutos de como os mercados estão reagindo ao redor do mundo nesta manhã.

ÁSIA: As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta segunda-feira, animados com um fraco relatório de emprego dos EUA, que ajudou a reduzir as expectativas de aumento das taxas de juro por parte do Federal Reserve.

O Kospi da Coreia do Sul saltou 5,66% para fechar em 2.502,37 pontos, a melhor sessão desde o final de março de 2020. As autoridades financeiras da Coreia do Sul afirmaram que as vendas a descoberto serão proibidas até ao final de junho de 2024. A venda a descoberto ocorre quando um "trader" vende ações emprestadas para recomprar por um preço mais baixo e embolsar o lucro. A proibição restringirá todas as ações listadas na Kospi, Kosdaq e Konex. Isto ocorre depois de um relatório de meados de outubro ter afirmado que o órgão de fiscalização do mercado de ações da Coreia do Sul descobriu que dois bancos de investimento sediados em Hong Kong estavam envolvidos em vendas a descoberto.

Retornando de um fim de semana prolongado, o Nikkei do Japão ganhou 2,37%, fechando em 32.708,48 pontos. O índice final composto de gestores de compras (PMI) do au Jibun Bank ficou em 50,5 em Outubro, sinalizando o décimo aumento mensal consecutivo na atividade empresarial no setor privado, mas abaixo dos 52,1 em Setembro. O índice de atividade de serviços do Jibun Bank Japan expandiu pelo décimo quarto mês consecutivo em outubro, chegando a 51,6, mas abaixo dos 53,8 de setembro. Ambas as leituras apontaram para a expansão mais fraca até agora em 2023. A pesquisa concluiu que havia mais sinais de desaceleração do que expansão em meio às condições de desaceleração da demanda, enquanto a confiança empresarial também diminuiu em outubro.

Na Austrália, o S&P/ASX 200 fechou em alta de 0,28%, em 6.997,40 pontos. Os quatro grandes bancos reforçaram a bolsa local na segunda-feira. Os players de ouro Evolution e Northern Star subiram 5,1% e 3,2%, respectivamente. Na ponta perdedora, as empresas de energia pesaram sobre o índice. Woodside, Santos e Ampol caíram 0,8%, 0,4% e 1,2%, respectivamente, enquanto as mineradoras de carvão Yancoal e Whitehaven recuaram 1,7% e 2%. As produtoras de minério de ferro BHP e Rio Tinto (LON:RIO) fecharam em baixa de 0,3% e 1,3%.

O índice Hang Seng de Hong Kong subiu 1,57%, para 17.965,00 pontos.

Na China continental, o Shanghai Composite fechou em alta de 0,91%, em 3.058,41 pontos, enquanto o Shenzhen Component avançou 2,21%, em 10.071,56 pontos.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

EUROPA: Os mercados europeus abriram em ligeira alta na segunda-feira com o impulso positivo da semana passada, mas cedem espaço no final da sessão matinal.

O Stoxx 600 opera em baixa de 0,30% no final da sessão da manhã. Os mercados regionais fecharam cautelosamente em alta na sexta-feira, encerrando a semana com recuperação, impulsionada por uma série de balanços sólidos e por uma percepção de inclinação pacífica por parte dos bancos centrais.

O alemão DAX 30 cai 0,2% e o francês CAC 40 recua 0,4%.

Em Londres, o FTSE 100 cai 0,1%. Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American (JO:AGLJ) sobe 0,9%, Antofagasta (LON:ANTO) sobe 0,7%, enquanto as gigantes BHP e Rio Tinto sobem 0,1% e 0,7%, respectivamente.

EUA: Os futuros dos índices de ações dos EUA sobem ligeiramente na segunda-feira, depois que os principais benchmarks em Wall Street registraram performances semanais substanciais.

Todos os principais índices atingiram suas melhores semanas do ano até agora, também tornando positivo em novembro. O Dow Jones encerrou a semana em 34.061,32 pontos, um aumento de 5,07% em sua semana melhor semana desde outubro de 2022. O S&P avançou 5,85% para 4.358,34 pontos e o Nasdaq Composite terminou a semana com alta de 6,61%, em 13.478,28 pontos, a melhor semana desde novembro de 2022 para ambos os índices.

As vagas de empregos não agrícolas de outubro divulgado na sexta-feira, ficou abaixo do esperado, em 150 mil, menos do que a estimativa anterior de 170 mil. A leitura de Outubro também marcou um declínio significativo em relação aos 297.000 de Setembro. O relatório de emprego de sexta-feira também mostrou um ligeiro aumento da taxa de desemprego para 3,9%, leitura acima do previsto para outubro, de 3,8% e acima do valor divulgado no mês anterior.

Os dados sugeriram aos investidores que o mercado de trabalho poderá estar abrandando, aumentando as esperanças de que o Fed possa não aumentar mais as taxas de juro. O arrefecimento do mercado de trabalho tem sido um dos principais objetivos do banco central ao longo do ciclo de alta das taxas que começou em Março de 2022, juntamente com a flexibilização da economia em geral e a redução da inflação.

O relatório de emprego mais fraco reduziu os rendimentos dos títulos, dando um impulso às ações.

Nesta segunda-feira, os rendimentos do Tesouro dos EUA subiam, compensando parte das perdas de sexta-feira, quando o rendimento dos Tesouros de 10 e 2 anos caíram 9 e 13 pontos-base, respectivamente. O rendimento do Tesouro de 10 anos subia mais de três pontos-base para 4,5891% por volta das 6h30 de segunda-feira, mas bem abaixo do pico recente quando atingiu 5% recentemente. O Tesouro de 2 anos era negociado pela última vez com alta de mais de quatro pontos-base, em 4,8738%. Os rendimentos e os preços movem-se em direções opostas e um ponto-base equivale a 0,01%.

Embora a semana seja fraca em termos de dados econômicos e de lucros das empresas, os ventos favoráveis ​​sazonais poderão ajudar a promover a recuperação das ações. Novembro é o mês com melhor desempenho para o S&P 500, de acordo com o Stock Traders Almanac. O mês também é conhecido por dar início ao melhor período de retorno semestral para o mercado desde 1950, com o S&P 500 gerando um retorno médio de 7% de novembro a abril desde então.

A temporada de balanços está terminando, com 400 empresas do S&P 500 tendo divulgado seus resultados financeiros trimestrais. Os investidores acompanharão esta semana as atualizações da Walt Disney (NYSE:DIS), Wynn e MGM Resorts, Occidental Petroleum (NYSE:OXY) e DR Horton.

Enquanto isso, os investidores também estarão atentos ao presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, que deverá falar duas vezes nos próximos dias. Na semana passada, o banco central manteve as taxas inalteradas pela segunda reunião consecutiva, à medida que os rendimentos dos títulos caíam, enquanto os investidores esperam que a sua trajetória de aumento das taxas possa terminar. Apesar do Fed manter as taxas de juros no mesmo nível desde julho, vale lembrar que o banco central deixou aberta a opção para novos aumentos das taxas.

A governadora do Fed, Lisa D. Cook, deve falar na segunda-feira, âs 13h00. Várias autoridades do Fed também farão comentários públicos nesta semana, incluindo o presidente do Federal Reserve de Nova York, John Williams, o presidente do Federal Reserve de Atlanta, Raphael Bostic, o presidente do Federal Reserve de Richmond, Thomas Barkin e o presidente do Fed de Dallas, Lorie Logan.

CRIPTOMOEDAS:
Btcoin: +0,14% em US $ 35.180,10
Ethereum: +0,43% em US $ 1.895,84

ÍNDICES FUTUROS - 7h40:
Dow: +0,07%
S&P 500: +0,19%
NASDAQ: +0,26%

COMMODITIES:
MinFe Dailan: -0,05%
Brent: +1,58%
WTI: +1,95%
Soja: +0,99%
Ouro: -0,27%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, independente, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra, manutenção ou venda de ativos.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações