Futuros dos EUA caem com preocupações persistentes com a inflação

 | 06.09.2023 07:32

Bem-vindo à sua leitura matinal de cinco minutos de como os mercados estão reagindo ao redor do mundo nesta manhã.

ÁSIA: Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam mistos na quinta-feira, depois de a Arábia Saudita e a Rússia prolongaram os cortes voluntários na produção de petróleo até ao final do ano.

O índice Hang Seng fechou praticamente estável, após as perdas de terça-feira, em 18.428,00 pontos. As ações de imóveis chineses listadas em Hong Kong subiram, com Evergrande (OTC:EGRNY) liderando a alta, fechando com alta de 54,29%. O Índice Hang Seng Property subiu 4%. Country Garden Holdings e Logan Group dispararam 21,78% e 24,1%, respetivamente.

Na China continental, o Shanghai Composite fechou em alta de 0,12%, em 3.158,08 pontos e o Shenzhen Component caiu 0,24%, em 10.515,21 pontos.

O Nikkei do Japão fechou em alta de 0,80%, em 33.252,50 pontos, registrando o oitavo dia consecutivo de ganhos. O vice-ministro das Finanças para Assuntos Internacionais do Japão, Masato Kanda, alertou que o país não “descartará quaisquer opções se persistirem movimentos especulativos” em relação ao iene. Kanda falou aos repórteres depois que o iene caiu para o menor nível em 10 meses em relação ao dólar, ultrapassando 147 para chegar a 147,78 na quarta-feira.

O Kospi da Coreia do Sul caiu 0,73% e terminou em 2.563,34 pontos.

Na Austrália, o S&P/ASX 200 caiu 0,78% e fechou em 7.257,10 pontos, com todos os setores, exceto energia, negociando no vermelho, depois que o país registrou um crescimento anual de 2,1% em seu PIB no segundo trimestre em relação ao ano anterior, acima dos 1,8% esperados por economistas, no entanto, a leitura foi inferior ao crescimento de 2,3% registado no primeiro trimestre. Na base trimestral, o PIB aumentou 0,4%, marcando o sétimo aumento trimestral consecutivo. A mineradora de carvão Yancoal subiu 2% e o peso-pesado Woodside Energy subiu 1,3%, fortalecendo o setor de energia após um aumento de 1% nos preços do petróleo Brent durante a sessão ocidental de ontem. O peso-pesado do minério de ferro Fortescue Metals (ASX:FMG) subiu 1,5% após uma semana difícil em que três figuras importantes deixaram seus cargos. Ainda no setor de mineração, BHP subiu 0,2% e Rio Tinto (LON:RIO) caiu 1,1%.

EUROPA: As bolsas europeias caem na quarta-feira, com os investidores concentrados nos movimentos do mercado petrolífero depois de a Arábia Saudita e a Rússia prolongaram um conjunto de cortes voluntários no fornecimento de petróleo até ao final do ano.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

A Arábia Saudita anunciou que prolongará o seu corte de 1 milhão de barris por dia até ao final de Dezembro, enquanto a Rússia disse que reduzirá as suas exportações de petróleo em 300.000 barris por dia.

O Stoxx 600 caiu 0,6% no final da sessão da manhã, com a maioria dos setores no vermelho.

O alemão DAX 30 cai 0,3% e o francês CAC 40 recua 0,6%.

Em Londres, o FTSE 100 cai 0,7%. Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American (LON:AAL) cai 1,2%, Antofagasta (LON:ANTO) cai 0,6%, enquanto as gigantes BHP e Rio Tinto caem 0,3% e 0,4%, respectivamente. A petrolífera British Petroleum cai 0,3%.

EUA: Os futuros dos índices de ações dos EUA caem na manhã de quarta-feira, após uma sessão de baixa em Wall Street, que marcou o início da semana de negociações encurtada pelo feriado do Labor Day.

No pregão regular de segunda-feira, o Dow Jones terminou em baixa de 0,56%, em 34.641,97 pontos, enquanto o S&P 500 caiu 0,42%, em 4.496,83 pontos e Nasdaq Composite caiu 0,08%, em 14.020,95 pontos.

Os rendimentos do Tesouro dos EUA também saltaram na sessão de ontem e nesta quarta-feira, os rendimentos estavam praticamente estável na quarta-feira, com os investidores considerando as perspectivas para a política monetária do Federal Reserve e avaliando o estado da economia. Rendimentos e preços tem uma relação invertida.

Os investidores estão avaliando o que poderá estar reservado para as taxas de juros, acompanhando a evolução econômica em busca de pistas sobre os próximos movimentos do Federal Reserve. Isto inclui os preços do petróleo, que subiram acentuadamente na terça-feira, depois que a Arábia Saudita e a Rússia estenderam cortes voluntários de suas produções de petróleo. Alguns investidores e analistas consideraram isto como um potencial sinal de que as pressões inflacionistas poderão continuar por mais tempo, o que por sua vez, poderá ter impacto nas próximas decisões da Fed em relação às taxas de juros. Os mercados esperam amplamente que a Fed mantenha as taxas inalteradas na sua próxima reunião, no final deste mês, mas o quadro é menos claro para o resto do ano.

O governador do Fed, Christopher Waller, sugeriu que os dados econômicos recentes tem sido encorajadores e que o banco central pode, portanto, “prosseguir com cuidado” com as decisões políticas e ele indicou que o Fed prestará especial atenção nos dados de inflação. Waller também deixou a janela aberta para um novo aumento nas taxas de juros. “Não creio que mais um aumento levaria necessariamente a economia à recessão se sentirmos que devemos aplicar”, disse ele.

Na quarta-feira, os investidores estarão atentos aos dados de importação e exportação às 9h30, bem como aos números do PMI oficial de serviços que sairá às 10h45, enquanto a versão do ISM será anunciado às 11h00. O Livro Bege está prevista para sair às 15h00.

Espera-se também que vários representantes do Fed façam mais comentários esta semana, o que poderá fornecer aos investidores novas dicas sobre as perspectivas da política monetária. Lorie Logan, presidente do Fed de Dallas, falará às 16h00 de hoje.

CRIPTOMOEDAS:
Bitcoin: +0,04% em US $ 25.758,70
Ethereum: +0,09% em US $ 1.633,36

ÍNDICES FUTUROS - 7h20:
Dow: -0,09%
S&P 500: -0,17%
NASDAQ: -0,28%

COMMODITIES:
MinFe Dailan: +0,12%
Brent: -0,58%
WTI: -0,48%
Soja: +0,94%
Ouro: -0,01%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, independente, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra, manutenção ou venda de ativos.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações