Futuros dos EUA caem na volta do Feriado de Martin Luther King

 | 16.01.2024 07:26

Bem-vindo à sua leitura matinal de cinco minutos de como os mercados estão reagindo ao redor do mundo nesta manhã.

ÁSIA: Os mercados da Ásia fecharam majoritariamente em baixa na terça-feira.

O índice Hang Seng de Hong Kong caiu 2,00%, em 15.883,00 pontos, liderando as quedas regionais, enquanto na China continental, o índice Shanghai Composite subiu 0,27%, em 2.893,99 pontos e o Shenzhen Component adicionou 0,31%, em 8.992,07 pontos, contrariando a tendência regional, com os investidores digerindo a decisão do banco central chinês de deixar a taxa básica de juros inalterada na segunda-feira, desafiando as expectativas de um corte.

O Nikkei caiu 0,79% para fechar em 35.619,18 pontos, quebrando uma seqüência de seis dias de altas consecutivas, quando o índice de referência renovou as máximas de várias décadas. O Nikkei atingiu marcas importantes de 34.000, 35.000 e 36.000 pontos, níveis que o índice não via desde 1990. O índice de preços de bens corporativos do Japão de dezembro ficou estável ano após ano, em comparação com uma queda de 0,30% esperada por economistas. O CGPI subiu 0,30% mês a mês, em comparação com as estimativas de que permaneceria estável.

Na Austrália, o S&P/ASX 200 caiu 0,96%, em 7.424,20 ontos, marcando o terceiro dia consecutivo de perdas, com as ações de commodities arrastando o índice. As mineradoras perderam terreno depois que os preços do minério de ferro caíram por conta de preocupações com o enfraquecimento da economia chinesa antes dos números do PIB do país, que serão divulgados amanhã e aumento das tensões no Estreito de Taiwan e no Mar Vermelho. South32 perdeu 4,2%, BHP e Rio Tinto (LON:RIO) perderam 1,4% cada, enquanto Fortescue caiu 2,2%. As empresas de energia também fecharam em queda, com os pesos-pesados do petróleo Woodside e Santos recuando 1,6% e 1,8%, respectivamente.

O Kospi da Coreia do Sul caiu 1,12% para terminar em 2.497,59 pontos, seu nível mais baixo desde 7 de dezembro.

EUROPA: As bolsas europeias abriram em queda na terça-feira, à medida que os mercados continuam a concentrar nas notícias e comentários do Fórum Económico Mundial em Davos, na Suíça.

O fórum anual ganha força na terça-feira com discursos especiais de Li Qiang, primeiro-ministro chinês, Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, Jake Sullivan, conselheiro de Segurança Nacional dos EUA e do presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy. No fórum deste ano, intitulado “Reconstruindo a Confiança”, líderes empresariais e políticos globais estão reunidos na estância de esqui suíça para discutir questões econômicas e geopolíticas, que vão desde a inflação e cadeias de abastecimento até à inteligência artificial, guerras e desafios de segurança.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

O índice regional Stoxx 600 caia 0,67% no início da sessão. Os setores operam no vermelho, com as ações de varejo lideraram as perdas.

O alemão DAX 30 cai 0,7% e o francês CAC 40 tomba 0,5%.

Em Londres, o FTSE 100 cai 0,6%. Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American (JO:AGLJ) sobe 0,5%, Antofagasta (LON:ANTO) cai 0,5%, enquanto entre as gigantes, BHP cai 0,6% e Rio Tinto sobe 0,3%. A etrolífera BP sobe 0,3%.

EUA: Os futuros dos índices de ações dos EUA caem na manhã de terça-feira, enquanto Wall Street aguarda mais dados econômicos e início da temporada de balanços, que fornecerão uma visão melhor da situação do consumidor americano.

Quatro grandes bancos, incluindo o JPMorgan (NYSE:JPM), Citigroup e Wells Fargo (NYSE:WFC) relataram resultados mistos na sexta-feira, mas registrou fortes lucros para o ano, em meio a um mercado de trabalho forte, um consumidor resiliente e altas taxas de juros.

Outro lote de balanços de empresas do setor financeiro será divulgadonesta semana encurtada pelo feriado de Martin Luther King nos Estados Unidos na segunda-feira, fornecendo mais pistas sobre a saúde do consumidor e dados sobre pagamentos com cartão de crédito e inadimplência. Goldman Sachs (NYSE:GS), Morgan Stanley (NYSE:MS) e PNC Financial Services, devem apresentar relatório na terça-feira. Charles Schwab e M&T Bank, bem como vários bancos regionais, também deverão divulgar os seus balanços nesta semana.

As ações vem de uma série de ganhos semanais, alcançando a décima semana de ganhos em 11 semanas, apesar de um relatório de inflação ao consumidor de dezembro mais quente do que o esperado. A leitura do índice de preços ao produtor mais fraco do que o esperado convenceu ainda mais os investidores de que a campanha de redução das taxas da Reserva Federal poderia começar em breve.

Na semana passada, as ações de tecnologia lideraram a alta do mercado, com o Nasdaq apresentando desempenho superior, subindo cerca de 3,1% até o fechamento de sexta-feira. O Dow ganhou cerca de 0,3%, enquanto o S&P 500 avançou 1,8%.

Os rendimentos do Tesouro sobem no inicio desta terça-feira. O rendimento do Tesouro dos EUA de 10 anos volta acima de 4%. Na manhã desta terça-feira, o rendimento da nota de 10 anos subia cerca de 3 pontos-base, para 4,0030%, depois de oscilar em torno da marca de 4% durante grande parte da semana passada. Os rendimentos e os preços movem-se em direções opostas e um ponto-base equivale a 0,01%.

Os investidores estão aguardando os dados de vendas a varejo de Dezembro que serão divulgados na quarta-feira, o que poderá alimentar receios de recessão e preocupações sobre o crescimento económico se os gastos dos consumidores nos EUA caso sofram arrefecimento. Economistas consultados pela FactSet antecipam um aumento de 0,2% para o mês, ligeiramente abaixo de um aumento de 0,3% em novembro.

A agenda econômica de hoje está esvaziada, mas Christopher J. Waller, membro do FOMC deve se pronunciar às 13h00.

CRIPTOMOEDAS:
Bitcoin: +0,45% em US $ 42.922,00
Ethereum: +0,34% em US $ 2.536,45

ÍNDICES FUTUROS - 7h20:
Dow: -0,50%
S&P 500: -0,59%
NASDAQ: -0,78%

COMMODITIES:
MinFe: -0,64%
Bent: +1,20%
WTI: +0,85%
Soja: +0,41%
Ouro: -0,34%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, independente, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra, manutenção ou venda de ativos.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações