Futuros dos EUA "flat" após DJIA superar os 38.000 pontos

 | 23.01.2024 07:54

Bem-vindo à sua leitura matinal de cinco minutos de como os mercados estão reagindo ao redor do mundo nesta manhã.

ÁSIA: As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta nesta terça-feira após sessão positiva em Wall Street.

O índice Hang Seng de Hong Kong saltou 2,63%, fechando em 15.353,98 pontos, com as ações de tecnologia liderando a alta. A Bloomberg informou que as autoridades chinesas estavam considerando um pacote de estímulo no valor de 2 biliões de yuans (278,53 mil milhões de dólares) para estabilizar os mercados de ações do país. Na China continental, o CSI 300, que agrupa as maiores empresas listadas em Shanghai e Shenzhen, subiu 0,4%, fechando em 3.231,93´pontos, após recuperar de uma mínima de quase cinco anos.

O Nikkei do Japão caiu 0,09% para fechar em 36.517,58, depois que o Banco do Japão manteve a sua política monetária ultra-frouxa inalterada na sua primeira reunião de política do ano, ao mesmo tempo que reduziu a sua previsão de inflação para o próximo ano fiscal. O Banco do Japão decidiu por unanimidade manter as taxas de juros em -0,1% e manteve sua política de controle da curva de rendimento que mantém o limite superior para o rendimento dos títulos do governo japonês de 10 anos em 1% como referência, de acordo com o comunicado divulgado nesta terça-feira, após uma reunião de dois dias. Na perspetiva trimestral sobre a economia japonesa, os membros do conselho do BOJ reduziram a sua previsão de crescimento para o núcleo dos preços ao consumidor, que exclui os preços dos alimentos, para 2,4% no ano fiscal de 2024 a partir de abril, em comparação com 2,8% estimados em outubro.

O Kospi da Coreia do Sul adicionou 0,58%, para 2.478,61 pontos.

Na Austrália, o S&P/ASX 200 marcou o terceiro dia consecutivo de ganhos, subindo 0,51% e terminando em 7.514,90 pontos. As mineradoras estavam entre os maiores avanços, lideradas pelas altas de 4,4% da South32 e 3,3% da IGO. Os pesos-pesados do índice BHP, Rio Tinto (LON:RIO) e Fortescue também avançaram junto com os quatro grandes bancos. As empresas de energia australianas fecharam em baixa, com Woodside perdendo 0,2% e Santos recuando 0,1%.

EUROPA: Os mercados europeus caem na terça-feira, perdendo o ar de positividade visto no início da semana.

O índice pan-europeu Stoxx 600 caiu 0,3% nas primeiras negociações, com a maioria dos setores negociando em território negativo. Os serviços públicos lideraram as perdas, enquanto as ações de mineração sobem.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

A empresa suíça de computadores Logitech cai 6,6%, liderando a baixa do índice de referência, após reportar uma queda nas vendas, enquanto o Banco Comercial Português caiu 6,2%. A empresa alemã de entrega de refeições HelloFresh (OTC:HLFFF) salta 5,5%, recuperando-se da baixa, depois de ter sido multado por enviar spam a clientes com textos e e-mails.

O alemão DAX 30 cai 0,2% e o francês CAC 40 perde 0,3%.

Em Londres, o FTSE 100 cai 0,2%. Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American (JO:AGLJ) sobe 3,1%, Antofagasta (LON:ANTO) avança 0,7%. Entre as gigantes, BHP e Rio Tinto sobem 1,4% e 1,8%, respectivamente. A petrolífera BP sobe 0,8%.

EUA: Os futuros dos índices de ações dos EUA registram poucos movimentos na manhã de terça-feira, depois que o Dow Jones Industrial Average ultrapassou os 38.000 pontos pela primeira vez.

No pregão regular de segunda-feira, o Dow avançou 0,36% e fechou acima de 38 mil pela primeira vez, em 38.001,81 pontos, um novo recorde para o índice. O S&P 500 subiu 0,22%, em 4.850,43 pontos, também atingindo uma nova máxima histórica. O Nasdaq Composite ganhou 0,32%, em 15.360,29 pontos.

Esses movimentos se somam ao avanço do S&P 500 depois que o índice atingiu oficialmente o território do mercado altista na sexta-feira, renovando seu recorde intradiário anterior e superando as máximas históricas de janeiro de 2022.

Os investidores estão ponderando por quanto tempo os ganhos podem persistir, especialmente porque a recuperação deste ano vem sendo centrado em ações de tecnologia como a Nvidia. Só neste mês, a Nvidia subiu 20%. Em contraste, o Russell 2000, que concentra ações de "small caps", caiu 2%.

Os rendimentos dos Títulos do Tesouro dos EUA subiam ligeiramente na manhã de terça-feira, enquanto os participantes do mercado aguardam a divulgação dos principais dados econômicos no final da semana.

Os investidores estão tentando avaliar quando o Federal Reserve começará a cortar as taxas de juro, o que será um fator determinante da trajetória dos mercados e da economia este ano.

Dois dados econômicos significativos estão na agenda desta semana: o número preliminar do PIB do quarto trimestre será divulgado na quinta-feira, seguido pelo índice de preços de despesas de consumo pessoal para Dezembro. O índice do Departamento do Comércio é esperado para a sexta-feira.

Apesar da perspectiva incerta para as taxas, o sentimento por riscos permaneceu robusto na segunda-feira, uma vez que o Dow Jones Industrial Average e o S&P 500 atingiram recordes históricos.

Na agenda econômica de terça-feira, o índice de manufatura do Fed de Richmond será divulgado às 12h00.

A temporada de balanços corporativos continua esta semana. Na terça-feira, Johnson & Johnson (NYSE:JNJ), Procter & Gamble e Lockheed Martin (NYSE:LMT) estão configurados para reportar antes do sino de abertura. Netflix (NASDAQ:NFLX) divulgará os resultados após o sino de fechamento.

CRIPTOMOEDAS:
Bitcoin: -4,01% em US $ 39.073,90
Ethereum: -6,42% em US $ 2.234,47

ÍNDICES FUTUROS - 7h30:
Dow: -0,01%
S&P 500: +0,05%
NASDAQ: +0,01%

COMMODITIES:
MinFe: +1,42%
Bent: -0,54%
WTI: -0,58%
Soja: +0,31%
Ouro: +0,28%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, independente, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra, manutenção ou venda de ativos.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações