Futuros dos EUA pairam próximos das máximas de 2023, aguardando a decisão do Fed

 | 13.12.2023 07:34

Bem-vindo à sua leitura matinal de cinco minutos de como os mercados estão reagindo ao redor do mundo nesta manhã.

ÁSIA: Os mercados da Ásia fecharam sem direção na quarta-feira, enquanto os investidores digeriam o plano de Pequim para impulsionar a demanda interna, antes da decisão do Federal Reserve dos EUA sobre a taxa de juros.

O índice CSI 300 da China continental caiu 1,67% na quarta-feira, fechando em 3.369,60 pontos, renovando nova mínima de quatro anos e liderando as quedas entre os mercados regionais, um dia depois que os líderes da China definiram as priioridades econômicas e prometerem impulsionar a procura interna, dar prioridade ao desenvolvimento de setores estratégicos e enfrentar a crise imobiliária do país em 2024. As medidas declaradas por Pequim estavam em grande parte alinhadas com as expectativas do mercado, de acordo com o BofA (NYSE:BAC) Global Research. “Não esperamos que seja lançado um pacote de política "bazuca" com expansão fiscal agressiva ou cortes nas taxas”.

O índice Hang Seng de Hong Kong caiu 0,94%, fechando em 16.247,00 pontos, após liderar os ganhos na Ásia na terça-feira.

O Kospi da Coreia do Sul caiu 0,97% para fechar em 2.510,66 pontos.

Em contraste, o Nikkei do Japão avançou 0,25% para fechar em 32.926,35 pontos. A pesquisa trimestral Tankan do Banco do Japão, que mede as condições econômicas no Japão, mostrou que a confiança empresarial dos grandes fabricantes melhorou mais do que o esperado no quarto trimestre, com o índice subindo de +10 para +12, entretanto, o índice de sentimento dos "não fabricantes" subiu de +27 para +30, melhorando pelo sétimo trimestre consecutivo. Uma leitura positiva do índice indica que os entrevistados otimistas superam os pessimistas.

Na Austrália, o S&P/ASX 200 subiu 0,31% e fechou em 7.257,80 pontos, ampliando suas máximas de quatro meses. Os ganhos foram limitados pelo setor de energia e empresas de bens de consumo, que negociaram no vermelho. Entre as empresas de energia, as produtoras de carvão Whitehaven Coal e Yancoal caíram mais de 2%, junto com os pesos pesados Woodside e Santos, que recuaram 1,1% e 0,1%, com queda do petróleo Brent. O setor financeiro, altamente ponderado no índice local, subiu, juntamente com o setor de mineração. Os pesos-pesados do minério de ferro BHP, Fortescue e Rio Tinto (LON:RIO) subiram 0,7%, 1,3% e 0,8%, respectivamente.

EUROPA: Os mercados europeus operam em alta na quarta-feira, enquanto os investidores aguardam a última decisão de política monetária do ano do Federal Reserve dos EUA.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

O pan-europeu Stoxx 600 abriu estável e negocia em alta de 0,31% no final da sessão matinal. As ações de produtos químicos lideram os ganhos, enquanto as ações de petróleo e gás caiam.

O alemão DAX 30 sobe 0,3% e o CAC 40 da França sobe 0,4%.

Em Londres, o FTSE 100 sobe 0,4%. Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American (JO:AGLJ) sobe 0,6%, Antofagasta (LON:ANTO) sobe 1,8%, enquanto as gigantes BHP e Rio Tinto operam estáveis. A petrolífera BP cai 0,5%.

EUA: Os futuros dos índices de ações dos EUA pairam próximos da estabilidade na manhã de terça-feira, enquanto os investidores aguardam a última reunião do ano do Federal Reserve.

Wall Street está saindo da quarta sessão positiva consecutiva. Durante a sessão regular de terça-feira, o S&P 500 ganhou 0,46%, em 4.643,70 pontos e o Dow Jones adicionou 0,48%, fechando em 36.577,94 pontos. Ambos os índices atingiram seus níveis intradiários mais altos desde janeiro de 2022. O Nasdaq Composite saltou 0,7%, fechando em 14.533,40 pontos, o maior nível desde abril de 2022.

Esses ganhos ocorrem no momento em que os investidores se preparam para a conclusão da última reunião do Fed em 2023. Espera-se que o banco central mantenha pela terceira vez consecutiva a taxa de referência de empréstimo overnight estável na faixa de 5,25% a 5,5% na conclusão de sua reunião de política monetária desta quarta-feira. Muitos investidores também esperam que o Fed forneça pistas sobre a trajetória das taxas de juros, inclusive quando poderá cortá-las. Até agora, as autoridades deram poucas pistas sobre isto, embora o presidente da Fed, Jerome Powell, tenha sugerido no início deste mês que era demasiado cedo para especular sobre cortes nas taxas.

A ferramenta CME FedWatch aponta que os mercados estão avaliando as chances de cortes nas taxas a partir da próxima primavera, mas esse é um cenário que Powell pode optar por recuar, especialmente à medida que os rendimentos atingem suas máximas e o Fed tem menos trabalho para arrefecer a economia. O rendimento do Tesouro de 10 anos oscilou ontem em torno de 4,2%, apesar de ter atingido 5% em outubro.

Na manhã desta quarta-feira, os rendimentos do Tesouro dos EUA caiam ligeiramente. Por volta das 5h45, o rendimento do Tesouro de 10 anos estava em baixa de mais de um ponto-base, para 4,1909%. O rendimento do Tesouro de 2 anos caia menos de um ponto-base, para 4,7243%. Rendimentos e preços tem uma relação invertida e um ponto base equivale a 0,01%.

Os investidores também ficarão de olho no índice de preços ao produtor de novembro, previsto para ser divulgado às 10h30 desta quarta-feira, antes da decisão do Fed. Economistas esperam um aumento de 0,1%, acima da queda de 0,5% no mês anterior. Excluindo alimentos e energia, prevê-se que tenha subido 0,2%, acima da leitura estável do mês anterior.

Espera-se ainda os estoques semanais de petróleo dos EUA às 12h30.

A decisão do Fed é previsto para as 16h00, enquanto o Presidente Jerome Powell fará a sua conferência à imprensa às 16h30.

CRIPTOMOEDAS:
Btcoin: -1,46% em US $ 41.195,60
Ethereum: -224% em US $ 2.176,72

ÍNDICES FUTUROS - 7h40:
Dow: +0,06%
S&P 500: +0,05%
NASDAQ: +0,03%

COMMODITIES:
MinFe Dailan: -1,35%
Bent: +0,04%
WTI: +0,07%
Soja: -0,80%
Ouro: +0,15%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, independente, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra, manutenção ou venda de ativos.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações