GAP (GPS) – Nostalgia no Mercado?

 | 06.07.2018 08:22

tan tan taran tan tan tan tan … tan tan taran tan tan tan tan … tan tan taran tan tan tan tan tan tan tan

Não eu não estou maluco. Só estou curtindo aqui esse comercial da GAP dos anos 90, nostalgia pura nessa música.

Apesar de americana a Gap (NYSE:GPS) se utilizou da música é do grupo inglês Depeche Mode que é de 1981, mas acredito que você tem mais de 25 anos pelo menos, provavelmente conhecerá. O fato é que ouvir essa música e pensar na GAP é nostalgia pura para mim.

Cara é tipo uma caixa do tesouro de memórias muito diferentes. Sugiro que ao ler esse texto você coloque o seguinte no Youtube: hits 90’s! Só cuida pra não chorar ou rir demais.

Mas enfim voltando, o moletonzão da GAP aí no meio não é por acaso. Para um jovem ou um adolescente nos anos 90 tinha um certo status vestir um desses. Significava que você, ou seus pais ou alguém teve acesso a um produto importado. Algo que não era tão fácil de achar no Brasil!

E isso já nos sugere algo muito importante na análise de qualquer empresa de varejo vestuário: o poder da marca! Sim a marca é importante pois é uma força motriz para aquilo que é fundamental na maioria das empresas mas ainda mais forte numa empresa de varejo, que são as vendas! Empresas de varejo vestuário operam num mercado amplamente concorrencial, com várias lojas e marcas querendo te conquistar, logo suas margens são baixas. Num mercado forte concorrencial com margens baixas, o jeito é girar! Ganhar no giro, vender muitas quantidades para assim obter o retorno sobre seu capital.

E assim temos 3 características do setor de varejo vestuário:

  • O poder da marca;
  • Margens baixas pela forte concorrência;
  • O giro, a venda como fundamental para o retorno.

A GAP é assim?

A música do comercial da GAP dizia:

I go out of my head
I just can’t get enough

de fato eles queriam que você não se sentisse saciado ou feliz tendo apenas um moleton GAP. A ideia era te vender o boné, a calça jeans, a jaqueta jeans, etc. Exatamente por essa necessidade de vender mais e mais.

Respondendo a pergunta acima, sim a GAP possui uma margem líquida muito apertada, mas em linha com o seu segmento. Atualmente para cada US$ 100 em vendas algo como US$ 5,35 viram lucros (5,35% de margem). Abaixo o gráfico de margem líquida histórica da GAP.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora