Giro das Commodities: Crise climática nas carnes em 2024; Boi terá mais oferta

 | 13.12.2023 13:00

O que BRF (BVMF:BRFS3), Minerva (BVMF:BEEF3), Marfrig (BVMF:MRFG3) e JBS (BVMF:JBSS3), e seus pares menores, devem esperar para os preços dos animais que virarão carnes já começa a despontar no horizonte de 2024.
 
Para os consumidores também.
 
A comida para bois, aves e suínos estará mais cara, considerando aqui, no caso dos bovinos, a engorda em confinamento ou no semi, da onde vem a maior parte da proteína exportada que acaba influindo naquela que aqui fica.
 
Por ora, é mais o milho que reacende as atenções. Cotações devem subir, como já está nos R$ 77 a saca na B3 (BVMF:B3SA3 (BVMF:B3SA3)) nos vencimentos mais longos.
 
Com esse rolo todo da soja, com plantio atrasado e replantio se realinhando aqui e ali, o milho de inverno avançará fora da janela que garante produtividade – sempre que o clima ajude.
 
Plantar com março avançando também é alvo de desistências de produtores. O mesmo ocorrendo, em algumas regiões agora com a soja, que também vai perdendo potencial.
 
Diante de 102 a 103 milhões de toneladas do cereal esperado para a safrinha de inverno, o teto desceu para 92 milhões, acredita Vlamir Brandalizze, entre outros consultores. O milho de verão, onde o forte é o Paraná, está mantido em 25 milhões de toneladas, mas pouco baliza preços.
 
Com mais alguns dias de tempo quente e seco prometidos neste fim de ano, mais vai aparando as projeções. 
 
O potencial da soja influir na elevação do custo das rações também é alto, mas ainda é meio que deixado de lado na medida em que o tamanho do corte de produção brasileira não aparece claramente. 
 
Como a demanda vai absorver é um ponto de interrogação, mais ainda para a carne mais cara, a de boi.
 
E como também esse viés de custo mais valorizado para o pecuarista vai neutralizar outro ano, 2024, de maior oferta (outra onda de fêmeas no gancho), como se observa entre as análises, como a Yago Travagini, da Agrifatto, é outra interrogação. 
 
Mas que vai subir, da originação à gôndolo, vai.
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações