Giro das Commodities: PIB do agro Cepea de 2024 inverterá a lógica de 2023?

 | 22.12.2023 13:00

O potencial de desempenho do PIB do agronegócio em 2024 estaria para seguir a mesma lógica de 2023, só que invertida, se percebido pela metodologia do Cepea.
 
Se no terceiro trimestre (-1,37%, sobre o 2T23) e no acumulado do ano (-0,91%) as safras enormes de soja e milho minimizaram os recuos do macrossetor, envolvidos pelas quedas de preços, conforme resultado visto pelo instituto da Esalq/USP, de janeiro em diante a situação deveria ser o oposto.
 
As menores safras dos dois grãos, que se sobrepõem em participação sobre outras rubricas que também caíram, teriam de sustentar o PIB via preços melhores.
 
O uso do futuro do pretérito, em três conjugações acima, é porque será preciso combinar com o mercado de que as quebras nos dois grãos serão relevantes, como indicam análises nacionais e dos produtores, e que as cotações serão correspondentes à menor oferta.
 
Por ora, está difícil isso acontecer, pelo menos enquanto os traders esperam que as chuvas no Brasil Central possam atenuar os prejuízos.
 
Outros setores, porém, estão envolvidos em menores dúvidas quanto ao desempenho que pode ser antevisto.
 
Algodão e café podem inverter os recuos até outubro. Etanol é sério candidato a se manter em baixa, ao passo que o açúcar, que compensou ou atenuou os resultados das usinas este ano, não terá o mesmo dinamismo.
 
Apenas a pecuária bovina está com cenário incerto, pois não está claro totalmente se a pressão de oferta será grande como foi até setembro, e a de aves com sinais de recuperação, mas poderá sofrer pressão de custos através da potencial valorização do milho. 
 
De janeiro a setembro, somado a outros grupos, perdeu 2,29%, aproximadamente R$ 17 bilhões, projetou o Cepea.
 
Comparando por metodologias diferentes, o IBGE acusou recuo de 3,3% de participação da agropecuária no PIB de julho a setembro – alta de 3,2% - sob forte expansão de 8,8% na comparação anual, e de mais 18% de janeiro ao mês nove.
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações