Gráfico do Dia: Após o Recente Mergulho, o Rublo Ainda Continuará Caindo?

 | 22.02.2022 15:02

Para muitos, as notícias de hoje de uma escalada nas tensões no Leste Europeu depois que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou que as tropas russas se deslocassem para a Ucrânia certamente seria um forte argumento a favor da queda contínua do rublo russo. Então, entrar em short na moeda agora seria uma jogada inteligente, certo? Não em nossa opinião.

A política em torno dos acontecimentos de hoje está em jogo há algum tempo. Embora a ONU tenha condenado veementemente a Rússia ontem em Nova York pelo envio de tropas, os EUA já haviam imposto algumas sanções às regiões separatistas da Ucrânia que Putin ontem 'reconheceu' como 'estados independentes'. Além disso, a Casa Branca indicou que medidas adicionais mais severas dos EUA e de seus aliados da Europa Ocidental serão anunciadas na terça-feira.

Além disso, desde o início da pandemia, o rublo vem caindo. Os acontecimentos geopolíticos mais recentes pressionaram a moeda para níveis historicamente baixos em relação ao dólar.

Mas embora a notícia de uma possível guerra total possa sugerir mais fraqueza para a moeda russa, acreditamos que quaisquer concessões que a Rússia venha a fazer daqui para frente podem ser consideradas otimistas para sua moeda. A análise técnica de longo prazo está confirmando essa visão.