Gráfico do Dia: Bitcoin Pode Estar Rumo a US$30K ou Até Mais Baixo

 | 06.01.2022 13:06

A divulgação da ata da reunião de dezembro do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) ontem revelou que as autoridades do Federal Reserve estão mais dispostas a elevar os juros do que muitos investidores pensavam.

Após a divulgação, os traders e investidores realizaram lucro em uma variedade de classes de ativos, inclusive as ações de tecnologia que estavam voando alto. Até mesmo os treasuries foram inúteis para quem buscava um porto seguro, oferecendo rendimentos fracos diante da espera alta de juros.

Por isso, as emissões de títulos soberanos com datas de vencimento menores superaram os treasuries, já que os papéis de curto prazo não travariam os traders em um cronograma menor de proventos. O dólar, que deveria ser o beneficiário imediato dos juros maiores, ficou estável. Os investidores também apostaram em um aperto da política monetária do BCE em breve.

A perspectiva de juros mais elevados não impulsionou sequer o Bitcoin, tido por alguns como o novo porto seguro, com potencial de substituir o status do ouro nessa posição.

Mas a criptomoeda não distribui proventos. Assim, o Bitcoin entrou na liquidação dos ativos que não pagam rendimentos junto com o metal precioso.

Além dos fundamentos desfavoráveis, o declínio do Bitcoin insere-se numa conjuntura técnica nada boa.