Gráfico do Dia: Como Negociar o Dólar no Mercado Contraditório Atual

 | 27.06.2022 13:46

O dólar estendeu a queda em relação à sua máxima em 20 anos, em função dos dados econômicos dos EUA, que vieram abaixo do esperado. A divisa norte-americana recuou na sexta-feira depois que o moral dos consumidores do país atingiu a mínima histórica, na série medida pelo índice do sentimento do consumidor. A leitura de 50,0, abaixo das previsões de 50,2, é a menor desde que a Universidade de Michigan começou a compilar os dados em novembro de 1952.

Hoje, o dólar recuou ainda mais, e os receios de recessão são o culpado. Isso, contudo, contradiz a narrativa do mercado, que espera que a inflação esteja chegando ao seu pico e que seja possível evitar uma recessão com a flexibilização da China de suas recentes restrições relativas à Covid-19.

Enquanto isso, o dólar registra correlação positiva com as notas do Tesouro, que vêm apresentando alta desde sexta-feira. Normalmente, os rendimentos do Tesouro e a moeda norte-americana se movimentam em conjunto. Sendo assim, vemos aqui uma segunda anomalia do mercado.

Vejamos como essas contradições se revelam no gráfico.