Gráfico do Dia: Correção do Nasdaq 100 Pode Não Ter Acabado Ainda

 | 15.02.2022 13:25

Na terça-feira, os índices futuros das ações da Europa e EUA estavam subindo antes do pregão em Nova York, diante de sinais de que as tensões entre Rússia e Ucrânia estavam arrefecendo. Evidentemente, não há qualquer garantia de que a desescalada irá continuar.

Mesmo assim, as ações de crescimento, reunidas no Nasdaq 100, recuperavam-se de fortes declínios recentes. Após uma correção de 15,5% no índice no fim de dezembro, alguns analistas estavam convencidos de que um fundo estava em formação na semana passada. No entanto, analistas técnicos indicavam que a tendência continuava se enfraquecendo.

E, depois que saiu a notícia de que a Rússia poderia invadir a Ucrânia nesta semana, a liquidação que se seguiu das ações de tecnologia parecia ter posto um ponto final na perspectiva de fundo.

Os fundamentos também estão criando ventos contrários às ações de crescimento, principalmente por causa da disparada dos rendimentos dos treasuries. Os yields são um dos principais indicadores de uma possível alta de juros. Eles também sinalizam o encarecimento do crédito, o que tende a fazer com que os investidores saiam de ações de alto valor de mercado, como as ações de tecnologia em seus níveis atuais, posicionando-se em ativos menos esticados e com valuations mais justificáveis.