Gráfico do Dia: Dólar Tem Fundamentos Claros, Mas Aspectos Técnicos Complexos

 | 23.02.2022 12:34

Apesar da impressão recorde de dólares nos últimos tempos, a trajetória do Índice Dólar continua sendo de alta, devido, entre outros aspectos, à rápida recuperação econômica dos EUA da recessão causada pela pandemia e agora ao seu nível mais alto de inflação em décadas.

A disparada dos preços até a máxima de 40 anos deve forçar o Fed a seguir firme com seu mandato de política monetária, que envolve apertar a liquidez e aumentar os juros, mesmo em prejuízo de interesses políticos. Por outro lado, bancos centrais na zona do euro, Suíça e Japão continuam arrastando os pés quanto à alta de juros, fornecendo aos detentores de USD diferenciais de juros favoráveis.

Além disso, a atual crise envolvendo a Rússia e a Ucrânia, que também envolve os EUA e aliados da Europa Ocidental, serve como mais uma razão para os investidores globais denominarem seus ativos em dólares, já que o sistema político mais estável do mundo dá suporte ao valor da moeda americana.

No entanto, operar não é simplesmente fazer uma leitura fundamentalista e se posicionar de acordo com ela. Geralmente há camadas de complexidade e quase sempre surpresas. Nesse sentido, o dólar está sob pressão técnica.