Gráfico do Dia: Euro Enfrenta Risco de Queda Considerável Frente ao Dólar

 | 16.03.2022 10:08

Diversos eventos geopolíticos estão afetando os mercados mundiais neste momento. E a zona do euro parece estar no meio de todo esse turbilhão. Com isso, o {{1|euro}, moeda única do bloco, mostra sinais de que está sendo impactado pela maior parte do risco atual.

Com o avanço da incursão da Rússia na Ucrânia, a crise de refugiados irá pesar sobre a economia que já enfrenta dificuldades para manter seu crescimento. Sven Jari Stehn, economista-chefe do Goldman Sachs (NYSE:GS), alerta que se o presidente Vladimir Putin decidir interromper o fornecimento de gás natural russo para os países europeus que atende atualmente, o aumento dos preços de energia reduziria o crescimento do PIB da região em 0,6%. Ele alerta que o impacto poderia chegar a 0,9% na Alemanha, motor da economia europeia.

Se a economia alemã arrefecer, seria difícil ignorar a probabilidade de repercussões adicionais na economia da UE como um todo.

Além disso, a alta dos preços do gás intensificaria ainda mais a disparada da inflação. Mesmo assim, é difícil acreditar que a Rússia daria um passo tão dramático, na medida em que isso prejudicaria ainda mais sua economia. Contudo, não se pode subestimar a ambição, e o ego, de Putin.

Independente do que acontecer, a zona do euro já vem sentindo o baque da guerra e o posicionamento mais rígido do Banco Central Europeu. Esse duplo revés fez com que as ações europeias e o EUR/USD entrassem em liquidação.