Gráfico do Dia: Gás Natural Mostra Força e Deve Atingir US$ 13,25

 | 23.08.2022 09:44

Uma enxurrada de notícias sobre o gás natural pode acabar confundindo os investidores.

A francesa TotalEnergies (EPA:TTEF) e a italiana Eni (BIT:ENI) descobriram vastos depósitos de gás natural, o que pode ajudar a Europa a reduzir sua dependência ao abastecimento da Rússia. No entanto, infelizmente, levará algum tempo até que o fornecimento comece a ser feito. Isso, portanto, não alivia a crise energética vivida pelo continente no momento.

Além disso, a ideia de que o Canadá possa se tornar um fornecedor de gás natural para a Europa está indo por água abaixo, na medida em que levará três anos para a entrada em operação de novos projetos necessários ao fornecimento de longo prazo. Cabe lembrar ainda que o investimento em gás natural liquefeito conflita com a prioridade do Ocidente de desenvolver fontes de energia mais limpas.

Ao mesmo tempo, a Europa está comprometida em cortar 15% do seu consumo de gás natural. A Dinamarca já reduziu seu consumo em quase 29,3% no primeiro semestre do ano, a fim de diminuir a disparada de preços, que não poderia ocorrer em pior momento para o continente.

O declínio do euro, que ficou abaixo da paridade com o dólar pela primeira vez em 20 anos, exacerbou a disparada dos preços das commodities. Além disso, eu avalio que a moeda única deve se desvalorizar ainda mais, pressionando os custos do gás natural.