Gráfico do Dia: Iene Japonês Preso em um Ciclo Inflacionário Vicioso

 | 13.10.2021 12:20

Entre os maiores importadores de energia do mundo, o Japão encontra-se em um ciclo vicioso. Com a disparada dos preços de energia, são necessários mais ienes para pagar pelas importações de energia. Com isso, a moeda japonesa se desvaloriza, fazendo com que um volume ainda maior da divisa seja necessário para a mesma quantidade de energia importada.

Há duas décadas a economia japonesa enfrenta o problema da deflação. A deflação ocorre quando os custos dos bens e serviços em uma economia caem. Embora isso possa parecer positivo do ponto de vista do consumo, é uma realidade financeiramente inviável. A queda dos preços faz com que as empresas reduzam suas atividades, na medida em que perdem o interesse em produzir bens com margens reduzidas. Isso se traduz em menos emprego e menores salários.

No entanto, depois de enfrentar a deflação, o Japão agora está sob a arma da inflação. Ainda que uma leve alta nos preços possa beneficiar a economia – já que o maior lucro corporativo incentiva a expansão, criando mais empregos e aumentos de salário –, uma subida muito rápida dos preços pode deteriorar o poder de compra do iene, o que, por sua vez, pode reduzir o consumo e os investimentos.

A inflação japonesa no atacado disparou até a máxima de 13 anos, que gera pressão sobre fabricantes, que já sofrem com a escassez de oferta, além de exacerbar os desafios do baixo consumo doméstico.

Vejamos como isso se traduz na dinâmica de oferta e demanda nos gráficos.