Gráfico do Dia: Incertezas com o Euro Aumentam após Eleição da Alemanha

 | 25.09.2017 12:54

por Pinchas Cohenh3 Investidores não estão convencidos de que a inflação irá subir/h3

Enquanto o retorno de uma economia sustentada por taxas de juros próximas a zero e flexibilização quantitativa deveria ser uma expressão de fé na economia, não parece que investidores de dólar, títulos e ouro estejam acreditando nisso. O mercado continua a não se convencer de que a inflação aumentará, o que permitirá que o Fed eleve as taxas de juros tanto quanto foi projetado.

Além disso, mesmo que os investidores acreditassem na trajetória ambiciosa do Fed de taxas de juros mais altas, isso tornaria o dinheiro mais caro para investidores, esse dinheiro com que segue levando as bolsas para máximas recordes. Adicionalmente, as tensões em curso com a Coreia do Norte assustam investidores, que passam a buscar portos seguros.

Tudo isso, até agora, impulsionou o euro. Mas em uma era em que surpresas nas eleições se tornaram um pouco, digamos, não surpreendentes, os resultados fora do previsto das eleições alemãs de ontem podem ter deixado a moeda única à deriva.

h3 Eleição alemã histórica/h3

Embora o histórico quarto mandato de Angela Merkel como chanceler alemã aumente a estabilidade (e, portanto, as certezas) dos mercados, outro evento histórico foi também provocado pelas eleições de ontem na Alemanha. Pela primeira vez em 60 anos, um partido de extrema-direita obteve representação no Bundestag, parlamento do país, já que o partido populista Alternativa para a Alemanha (AfD, na sigla em alemão) ganhou 13 por cento dos votos, tornando-se o terceiro partido mais forte do país.

A vitória do AfD lança uma luz sobre duas incertezas críticas para a Alemanha e para a Europa. Em primeiro lugar, pode levar meses para Merkel formar uma coalizão. Em segundo lugar, essa vitória da extrema-direita solidifica uma mudança em direção ao populismo que já passou pela Finlândia, pelo Reino Unido, pela Áustria, pela Itália e, claro, pelos EUA. Partidos populistas são obviamente contrários à União Europeia, elevando os riscos do euro.

h3 Euro em uma tendência de alta/h3