Gráfico do Dia: Maximizando o Rali do Iuan Chinês

 | 03.07.2018 11:01

O iuan chinês está em queda, caindo mais cedo hoje pela décima vez em doze dias, com uma perda de 5%, o pior selloff desde 2015. Agora está em seu ponto mais fraco em quase um ano, em um nível contra o dólar que não era visto desde agosto de 2017. Além disso, de acordo com o Wall Street Journal, "o iuan encerrou junho com uma de suas maiores perdas mensais registradas, caindo 3,4% em relação ao dólar".

Para parar a queda e, com sorte, sustentar a moeda deslizante, esta manhã o Banco Central chinês (PBoC) — por meio de dois funcionários diferentes — sinalizou a possibilidade de intervenção. Como o prazo de sexta-feira imposto pelo presidente dos EUA, Donald Trump, para impor US$ 34 bilhões em tarifas adicionais sobre importações chinesas, o iuan caiu abaixo de 6,7 por dólar estimulando o vice-presidente do banco central chinês e chefe de regulação do mercado de câmbio, Pan Gongsheng, a expressar confiança de que o país asseguraria um nível razoável para a moeda, de acordo com a Reuters . O vice-presidente do banco central, Yi Gang, concordou, dizendo que a China "manterá a taxa de câmbio do iuan basicamente estável em um nível razoável e equilibrado".

O maior condutor do atual da queda do renminbi é a disputa comercial entre EUA-China. Mesmo antes do início do conflito comercial, os mercados acionários chineses já estavam sofrendo por causa da crescente saída de capital devido a uma repressão do governo a investimentos arriscados e altamente alavancados. Um terceiro condutor inesperado foi o fortalecimento do dólar, retirando investimentos de mercados emergentes. Com isso, os mercados chineses já perderam US$ 2 trilhões de valor. Um bônus: o iuan tornou-se a moeda com o pior desempenho do mundo, uma honra duvidosa.

Para avaliar quão significativa é essa "honra" de câmbio, durante esse mesmo período, outras moedas de mercados emergentes, como a lira turca e rúpia indiana, atingiram seus próprios recordes mínimos.

Após as duas declarações do PBOC, o iuan se estabilizou e avançou um pouco mais. Nesse momento, os ursos assumiram o controle do par USD/CNY, sendo que o momento agora está do lado do iuan.