Gráfico do Dia: NASDAQ 100 Cai em Mercado de Urso... Espere Baixas Mais Baixas à Frente

 | 15.03.2022 12:35

Na segunda-feira, o NASDAQ 100 recuou novamente, caindo quase 2% no dia. Foi o segundo dia consecutivo de quedas para o índice com forte peso de tecnologia, estendendo suas perdas para 4%.

O motivo para esta desvalorização não é segredo para os investidores - é culpa da guerra russa na Ucrânia. O conflito no cenário mundial aumenta drasticamente o risco e a incerteza geopolíticos, já que não há indicação clara sobre quando as hostilidades poderão terminar.

No entanto, também existem razões práticas pelas quais os mercados estão desabando agora. A agressão da Rússia desencadeou uma ampla e poderosa escassez de commodities, impulsionando preços já em alta devido à maior inflação em décadas, gerada pelas carências presentes na cadeia de fornecimento causada pelos lockdowns da COVID. Agora, uma variedade de commodities de energia , metais de base e produtos agrícolas foram alavancadas para níveis ainda mais elevados, à medida que os ataques se intensificam.

E não vamos esquecer o ciclo de aperto monetário dos EUA, que tem tudo para se iniciar de forma ativa na quarta-feira, já que o Fed sinalizou que começará a aumentar os juros. A antecipação de taxas de juros mais elevadas já afetava as empresas de tecnologia, que se encontram sobrevalorizadas.

O NASDAQ se destaca por ser o segundo principal índice de referência dos EUA a entrar em terreno de mercado de urso, que ocorre oficialmente quando o preço registra queda de pelo menos 20% em relação a um pico recente. O NDX está agora 21,22% abaixo do seu recorde de fechamento de 19 de novembro. O índice de referência dos EUA com a dúbia distinção de se o primeiro a entrar num mercado de urso é o Russell 2000.

Para o NASDAQ 100 (assim como homólogo de small caps), a expectativa é que, no geral, o índice para baixo até que se prove o contrário. Num mercado de urso, os ralis são oportunidades para entrar vendido, pois são vistos como correções dentro da tendência descendente.