Gráfico do dia: Nasdaq retoma tendência de baixa

 | 21.10.2022 10:51

  • A alta das taxas dos títulos dos EUA continua provocando a queda dos ativos de risco.
  • Os gráficos dizem tudo o que você precisa saber: estamos em um “bear market” (mercado de baixa).
  • Após um bom início de semana, os principais índices dos EUA voltaram a cair, com o otimismo com os resultados corporativos sendo substituído por temores macro. Hoje, os índices futuros dos EUA apontavam para uma abertura em baixa em Wall Street.

    Os investidores evitaram comprar ações neste ano, principalmente por conta de temores de um forte aperto da política monetária do Federal Reserve e de outros bancos centrais ao redor do mundo, em meio a um ambiente de alta inflação e crescimento baixo. Como o Fed ainda não mudou sua postura, os ativos que fornecem pouco rendimento, como as ações de tecnologia listadas na Nasdaq e o ouro devem continuar sendo preteridos, à medida que as taxas pagas pelos títulos americanos sobem.

    Eu alertei para uma possível reversão na sexta-feira passada. Mas, se você não acompanha de perto dados macroeconômicos e fundamentalistas, lembre-se de que os gráficos refletem tudo o que se sabe. As mínimas e máximas descendentes indicam que a tendência predominante do mercado é para baixo. Não apenas isso, mas as médias móveis também estão todas apontando para baixo. Dê uma olhada no gráfico do Nasdaq abaixo, cujas médias móveis exponencial de 21 dias e simples de 200 dias estão acima do mercado, com uma inclinação para baixo.