Gráfico do Dia: Índice Dólar Ganha Força e Pode Romper os 100 Pontos

 | 06.04.2022 09:39

O dólar está em alta pelo quinto dia consecutivo, graças ao tom cada vez mais rígido das autoridades do Federal Reserve. O Índice Dólar, que rastreia uma cesta de seis grandes divisas contra o USD, está se aproximando do seu nível mais alto em dois anos.

Após a governadora do banco central americano, Lael Brainard, dizer que espera que a política monetária dos EUA chegue a uma “posição mais neutra” no fim do ano, em meio às elevações de juros e rápida redução do enorme balanço do Fed, o índice subiu 0,5%. Brainard acrescentou que o Fed está preparado para continuar o aperto até atingir o equilíbrio entre as taxas de juros crescentes e a inflação ainda em aceleração.

O mais notável no pronunciamento de Brainard é que, dos membros do Fomc, comitê de política monetária dos EUA, ela é considerada “dovish”, isto é, flexível com a política monetária. Isso reforça a determinação do Fed de elevar os juros, haja vista que até uma inveterada “dovish” começa a endurecer o discurso.

Também não deixam de ser notáveis os aspectos técnicos que claramente sinalizam que os investidores estão se preparando para a valorização do dólar em breve.