Gráfico do Dia: Negociando Dólar com o Risco do Noticiário

 | 01.11.2017 14:14

Por Pinchas Cohen

Normalmente, uma imagem que pode ser obscura de longe torna-se mais clara à medida em que se aproxima dela. Não está assim para traders de dólar neste momento, que tem que se posicionar na moeda em um ambiente que se torna mais complicado a cada dia.

h3 Diversos catalisadores/h3

O dólar começou a formar uma reversão depois de os parlamentares republicanos dos EUA revelarem os princípios de seu plano de reforma tributária em 27 de julho. Isso foi sucedida pela investigação em curso se a campanha de Trump se aliou aos russos, que nesta semana apresentou as primeiras denúncias realizadas pelo procurador Robert Muller.

A reforma tributária está sob fortíssima pressão com a crescente oposição de grupos de interesse. Os republicanos da Câmara acabaram adiando a entrega do texto após terem permanecido horas reunidos em uma sala fechada para eliminar a oposição às mudanças nas regras de aposentadoria individual, além de alteração nos impostos estaduais e locais. Em outras palavras, mesmo se a reforma fosse colocada a voto, os investidores não ficariam tão impressionados como eles imaginaram.

O segundo catalisador importante é quem Trump indicará na quinta-feira para comandar o Fed? O dólar ganhou um impulso inicial com a esperança na reforça tributária quando o conhecido falcão John Taylor foi considerado como o principal concorrente na disputa, mas cedeu com o consenso se formando em torno de Jerome Powell, um pombo.

Além disso, o Federal Reserve atrairá o foco dos investidores por outra razão. A expectativa é que o banco mantenha os juros hoje, enquanto sinaliza uma alta em dezembro.

Enquanto isso, o dólar tem se valorizado contra as principais moedas, em seu segundo mês de alta, e o ouro cede pelo segundo mês consecutivo.

O principal concorrente do dólar, o euro, completou uma reversão de topo, um espelho da figura de reversão de fundo do dólar. Ontem, o euro afundou com dados do continente surpreendendo ao mostrar uma redução na inflação.

h3 Avaliando a figura espelhada do euro/h3