Gráfico do Dia: O Ouro Está Finalmente Desabrochando?

 | 28.12.2021 13:54

Embora o S&P 500 tenha registrado ontem seu 69º recorde de fechamento em 2021, os fãs do ouro talvez se interessem mais por um acontecimento muito menos divulgado: O ouro atingiu seu nível mais alto em cinco semanas e meia.

Tendo em conta que o Federal Reserve (Fed) recentemente se tornou hawkish, a ascensão do metal precioso provavelmente não é o resultado de qualquer fraqueza do dólar. Na verdade, o USD está a 1% de sua máxima em 18 meses, o que deveria pressionar o metal, não impulsioná-lo.

No entanto, a rápida propagação da variante ômicron da Covid provavelmente está fazendo com que os investidores continuem a manter ou comprar ativos de porto seguro, mesmo quando as ações alimentam qualquer apetite de risco restante. O ouro, claro, é um porto seguro clássico.

Além disso, os ganhos do ouro podem contar com o suporte de sua reputação como uma proteção contra a inflação, embora esperamos que o metal amarelo perca parte do seu brilho nesse ponto à medida que o Fed continua a apertar a política fiscal, compensando a necessidade de qualquer proteção contra a inflação. Mas a inflação também poderá começar a cair em breve. Esta manhã, a divulgação da produção industrial de novembro do Japão veio em um nível recorde de alta depois que os fabricantes de automóveis finalmente conseguiram componentes há muito aguardados, enquanto os nós na cadeia de fornecimento finalmente começaram a se desatar, o que poderia aliviar a pressão do aumento de preço e disponibilidade.

Tudo isso representa boas perspectivas para os fundamentos de ouro a longo prazo - se ele não se acelerar à medida que o dólar perca poder de compra, ele ainda pode subir enquanto porto seguro. De um ponto de vista técnico, parece que a demanda vai empurrar o metal amarelo mais para o alto.