Gráfico do dia: o que esperar do euro após aumento de juros pelo BCE?

 | 27.10.2022 12:23

O mercado europeu já vinha se preparando para um grande aumento de juros por parte do Banco Central Europeu. Essa expectativa estava pesando sobre o índice STOXX 600, já que os investidores esperavam que o euro se fortalecesse após a elevação das taxas.

A valorização da moeda única frente ao dólar pode gerar obstáculos para as empresas do continente:

  • As exportações europeias ficam mais caras e, portanto, menos competitivas;
  • A alta dos juros reduz a demanda por bens e serviços, o que acaba prejudicando o lucro das empresas. Isso também pode provocar o congelamento das contratações, reduções salariais e até mesmo demissões.

Quando um banco central eleva os juros para desacelerar uma economia que está em rápida expansão, há sempre o risco de uma recessão.

Apesar da correção dos preços do gás natural, a inflação europeia continua perto das máximas recordes, o que fez com que o BCE elevasse os juros em 0,75% para 2,00% hoje, nível mais alto em uma década.

E podemos ver que essas expectativas já vinham afetando a demanda pelo euro.

EUR/USD diário


O preço rompeu o topo de um canal de baixa na terça-feira, estabelecendo uma tendência de alta no curto prazo contra o dólar. No entanto, a tendência de médio prazo ainda é de queda. A moeda encontrou resistência abaixo da média móvel de 100 dias (MMD) pelo segundo dia, aproximando-se do topo de um possível canal de alta. O ponto de interseção entre os dois canais pode ser uma boa região de suporte.

Estratégias de negociação

Traders conservadores devem aguardar a sincronização do movimento de alta de curto prazo com a tendência de queda de médio prazo. Isso acontecerá quando a tendência de médio prazo registrar uma série de topos e fundos ascendentes ou quando os topos e fundos no curto prazo voltarem a cair.

Traders moderados poderiam comprar o euro após uma atividade de acumulação no topo do canal de alta de curto prazo (verde) e no topo do canal de queda de médio prazo (vermelho).

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Traders agressivos poderiam abrir venda, considerando que, se o euro subir devido ao aumento dos juros, voltará a cair após o fato consumado. Tecnicamente, o segundo dia de resistência na MMD 100 aumenta as chances de uma queda. Por fim, é uma boa operação do ponto de vista do risco-retorno.

Exemplo de operação – Venda agressiva (USD)

  • Entrada: 1,0050
  • Stop-Loss: 1,0100
  • Risco: 50 pips
  • Alvo: 0,9900
  • Retorno: 150 pips
  • Risco-retorno: 1:3

Aviso: O autor não possui posições nos instrumentos mencionados.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações