Gráfico do Dia: O Setor Industrial Permanece Inabalável com a Guerra de Trump

 | 23.05.2018 11:01

Durante a maior parte de quatro meses, os investidores receberam um grande número de previsões negativas sobre como uma guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo e os maiores parceiros comerciais afetaria o primeiro crescimento global sincronizado em uma década. O consenso é de que quanto mais distúrbios houver no comércio global, mais lento será o crescimento econômico.

No entanto, se quisermos acreditar no equilíbrio entre oferta e demanda, parece que os investidores estão na maioria das vezes desconsiderando essas avaliações negativas. Embora o mercado provavelmente seja volátil a curto e médio prazos, a recente ação de preço sugere que os traders estão se tornando mais otimistas, apesar dos problemas comerciais.

Existem várias razões pelas quais os investidores podem ter superado as ansiedades comerciais. A primeira razão é que os investidores acreditam que, se de fato houver uma guerra comercial, seu impacto será limitado, especialmente em face do crescimento econômico e dos lucros positivos das empresas. A segunda razão é que a maioria dos participantes do mercado acredita que nem mesmo deverá ocorrer uma guerra comercial em primeiro lugar. Há uma boa chance de que a maioria das pessoas pense que Trump está apenas jogando para o seu eleitorado com conversas sobre uma guerra comercial. Suas demandas são muito irrealistas; a China não pode forçar seus cidadãos a comprar mais produtos americanos, nem os EUA podem atender à demanda necessária para equilibrar o comércio.

Finalmente, qualquer aumento na demanda chinesa por bens americanos não levaria a nada além de desviar a mesma quantidade de exportações para outros países, deixando a balança global atual inalterada. Os conselheiros de Trump entendem isso.

A realidade é que há maior demanda dos EUA por produtos chineses baratos do que a demanda chinesa por produtos americanos caros. Nada pode mudar isso de acordo com a dinâmica atual, e toda essa retórica de guerra comercial de Trump parece ser uma tentativa de atender outra promessa de campanha.

Ontem, demonstramos, através do S&P 500, que os investidores estão otimistas em relação ao mercado, independente de uma resolução de guerra comercial. Hoje, forneceremos evidências de apoio baseadas no setor industrial, mais sensível a uma guerra comercial.