Gráfico do Dia: Os Sinais Contraditórios da Negociação do Ouro

 | 04.05.2022 16:16

De acordo com uma recente sondagem da Reuters junto a 31 analistas e traders, o preço médio do ouro irá subir para US$ 1.920 por onça durante o trimestre de abril a junho. Apesar do dólar mais forte em 20 anos, o que geralmente pressiona o preço do metal à medida que a moeda se acelera, parece que a procura por ouro tem se mantido estável. Resultado, provavelmente, dos riscos geopolíticos crescentes, como a guerra na Ucrânia, e da escalada da inflação global, que sublinha tanto a natureza de porto seguro do metal precioso como o seu papel enquanto proteção contra a inflação.

Ainda assim, entre os pesquisados, houve um forte consenso de que o preço do ouro irá cair mais tarde este ano, com a aceleração das taxas de juros. Entretanto, há um outro grupo que acredita que se o ritmo de aumentos do Fed for agressivo, poderia minar o crescimento econômico, o que seria bom para o metal.

Com os fundamentos do ouro atualmente contraditórios, é difícil prever se o preço irá subir, com seu status de porto seguro ou de proteção, ou irá cair em meio a uma torrente de aumentos de juros. O gráfico técnico pode dar algumas pistas por meio do atual equilíbrio entre oferta e procura.