Gráfico do dia: Ouro atinge região de resistência e pode voltar a testar mínimas

 | 05.10.2022 10:09

  • Dólar e taxa dos títulos americanos voltam a subir.
  • Investidores aguardam dados importantes dos EUA e questionam aposta em mudança de postura do Fed.
  • Compradores devem defender suporte de US$ 1700 ou “game over”.
  • Nesta manhã, o ouro e principalmente a prata devolviam parte dos ganhos impressionantes registrados na última semana e meia. A razão? O dólar e as taxas dos títulos americanos voltaram a subir, após a recente fraqueza gerada pela intervenção de bancos centrais para estabilizar os mercados e dados abaixo das expectativas nos EUA, gerando a especulação de que o Fed poderia mudar de postura mais cedo. Então, o jogo acabou para o ouro e a prata ou será que os compradores aproveitarão as quedas e incentivarão a entrada de novos investidores querendo se aproveitar dos preços mais baixos?

    O otimismo dos últimos dias ocorreu depois da divulgação de dados de atividade industrial e emprego abaixo das expectativas, abrindo espaço para a especulação de que o Fed poderia começar a desfazer sua sequência de elevações de juros mais cedo. Além disso, os bancos centrais da Inglaterra, Japão e China realizaram algum tipo de intervenção no mercado, ao passo que o Reserve Bank da Austrália optou por uma elevação de juros menos acentuada. Para o ouro, até que houve notícias positivas, já que os bancos centrais ao redor do mundo adicionaram suas posições líquidas no metal pelo quinto mês consecutivo em agosto, de acordo com o Conselho Mundial do Ouro.

    O grande rali em uma tendência de baixa maior significa que o metal claramente ficou sobrecomprado nos tempos gráficos menores. Isso explica parte da fraqueza de hoje, possivelmente motivada pela realização de lucro dos compradores. Os vendedores, que estavam no controle da ação dos preços do ouro durante a maior parte do ano, também podem ter voltado a se posicionar após o preço testar uma resistência nos tempos gráficos maiores, em torno da região de US$ 1725-1730, como é possível ver no gráfico diário abaixo: