Gráfico do dia: padrão técnico indica mais quedas pela frente no S&P 500

 | 03.01.2023 12:41

  • Otimismo é alimentado por sinais de recuperação na China e queda do desemprego na Alemanha.
  • No entanto, novas restrições de viagens e requisitos de teste para viajantes provenientes da China podem prejudicar o sentimento do mercado.
  • O S&P 500 está formando um padrão técnico baixista de continuação na forma de flâmula, com possível recuo de 300 pontos a partir do ponto de rompimento.
  • Os mercados financeiros começaram o ano em tom positivo, com as ações e as treasuries subindo, ao lado do dólar. Sinais de recuperação na China, a queda no desemprego da Alemanha e expectativas de que o Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) reduza o ritmo de elevações de juros estão ajudando a alimentar esse otimismo. Os analistas estão confiantes de que os problemas na cadeia de fornecimento da China continuarão diminuindo, o que ajudará a reduzir a inflação e promover a recuperação do país.

    No entanto, notícias de que o governo australiano ignorou as recomendações da autoridade sanitária local e impôs novos requisitos de teste para viajantes provenientes da China, apesar da falta de evidência da emergência de uma nova variante no país, pode acabar prejudicando o sentimento do mercado.

    Muitos países, como os EUA, Reino Unido e outras partes da Europa e Ásia, já impuseram restrições a viajantes que passaram pela China e seus territórios na semana passada, exigindo testes antes da partida ou no momento da chegada.

    Essas medidas têm gerado controvérsia, com especialistas de saúde e cientistas alertando que, em sua maior parte, elas são ineficientes para prevenir a disseminação do vírus ou de novas variantes, além de terem um caráter racista e xenofóbico. A China avisou que tomaria medidas retaliativas contra essas restrições de viagens, denunciando sua falta de base científica. Atualmente, não há evidências de uma nova variante na China, e especialistas apontaram que, mesmo que esse fosse o caso, provavelmente se espalharia pelo mundo de uma forma ou de outra.

    É importante não dar muita ênfase ao noticiário diário. O S&P 500 representa a visão de longo prazo do mercado acionário dos EUA.