Gráfico do Dia: Petróleo Vai Testar Mínima de US$ 26?

 | 08.08.2019 15:42

O preço do petróleo subiu nesta quinta-feira, depois de notícias a respeito de discussões que autoridades da Arábia Saudita estavam mantendo com outros produtores de petróleo sobre uma possível intervenção no mercado para estabilizar os preços em queda. Os exportadores já estão cortando a produção mais do que o previamente acordado em uma tentativa de fazer suporte aos preços, mas até agora não conseguiram impedir o deslizamento.

De fato, apesar da ação da Opep + - grupo que reúne países produtores membros e não-membros da Opep -, o petróleo bruto entrou em um mercado de baixa, caindo 22,8% entre o pico de 23 de abril e o fechamento de quarta-feira. Embora arbitrário, um mercado em baixa atribui poder psicológico aos ursos.

A principal razão para o declínio tem sido a perspectiva de queda na demanda por temores de recessão, muitos dos quais são atribuídos à guerra comercial entre EUA e China. No entanto, isso levanta a questão: por que a recuperação dos índices acionários com retomada do apetite ao risco não alcançou o mercado de petróleo? Será por causa de os investidores em petróleo serem mais pessimistas que os corretores de ações e títulos sobre uma solução comercial?

Ou por que o declínio não foi, na verdade, totalmente devido ao comércio, tornando o seu alívio mais difícil? Ou é por que o mercado está tão destruído que os investidores não se importam mais em encontrar razões - em outras palavras, uma perda de fé?

Embora não saibamos as respostas a essas perguntas, sabemos que os padrões de negociação estão prestes a completar várias estruturas de preços pessimistas.