Gráfico do dia: por que fundos de hedge apostam na Berkshire Hathaway?

 | 06.09.2022 12:16

Warren Buffett é um dos investidores mais acompanhados do mercado acionário atualmente. Você sempre encontrará artigos na internet com dicas financeiras do lendário investidor e quais ações sua gestora Berkshire Hathaway (NYSE:BRKa) (BVMF:BERK34) está comprando ou vendendo.

Mas o “dinheiro esperto” também vem apostando no conglomerado com sede em Omaha. Somente no segundo trimestre, fundos de hedge investiram cerca de US$ 1 bilhão na empresa de Buffett.

Por que investidores profissionais estão investindo pesado no guru de mercado com 92 anos de idade? Será por que ele é da “velha guarda”?

Uma frase de Buffett ficou bastante famosa:

“Se você não pretende manter em carteira uma ação por dez anos, nem pense em comprá-la por dez minutos”.

Então, será que os investidores inteligentes acreditam que é hora de se posicionar para o longo prazo em meio ao atual mercado de baixa?

Em um artigo anterior, delineei como os investidores estão rebalanceando suas carteiras com ativos defensivos e que geram rendimento, os quais costumam superar o desempenho do mercado amplo durante ciclos de queda.

Gestores financeiros profissionais querem atrelar seu desempenho futuro ao de Buffett, mesmo que sua empresa se desvalorize simultaneamente. Em sua visão, essa talvez é a melhor estratégia para preservar valor até que o mercado toque um fundo.

Em 21 de junho, escrevi que a BRKb havia concluído um OCO de topo em janeiro, mas alertei que “há boas chances de a ação repicar nesse ponto, graças ao suporte da média móvel semanal de 100 períodos, na mínima de julho de 2021”. Eu expliquei a mecânica de mercado que poderia provocar um repique antes da continuidade da queda, inclusive o desenvolvimento de um OCO de topo maior.