Gráfico do Dia: Repique do Petróleo Pode Ter Vida Curta

 | 10.03.2022 14:30

Sem dúvida estamos vendo muita volatilidade nos mercados financeiros. Depois da pandemia de coronavírus e a pior inflação dos EUA nas últimas quatro décadas, estamos testemunhando a pior guerra territorial na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

As commodities que já estavam disparando, galgaram patamares ainda maiores quando a Europa elevou as sanções contra a Rússia, e os EUA baniram as importações de petróleo e gás do país. Também há o medo de que a Rússia possa retaliar essas medidas, interrompendo as exportações para a Europa. Tudo isso foi exacerbado pelas atuais tratativas nucleares com o Irã, que podem colocar o petróleo persa de volta ao mercado. E ontem os Emirados Árabes disseram que desejavam que a Opep aumente a produção.

Com isso, o petróleo caiu mais de 12% na quarta-feira, na sua pior liquidação em dois anos. No entanto, quando os Emirados moderaram sua retórica, dizendo que estavam comprometidos com seu acordo com a Opep+ e seu atual mecanismo de ajuste de produção mensal. Os preços, então, saltaram 5%. Mas nossa expectativa é que o petróleo estenda a liquidação, em vista da complexa combinação de vetores atualmente afetando o mercado.

LEIA MAIS: Lucrei 75% com Commodities: Por Que Vou Reduzir a Posição Agora Com Alta do Preço?