Gráfico do Dia: Rublo "Bearish" Ruge Novamente... Por Enquanto

 | 07.04.2022 14:37

Em 22 de fevereiro, quando as tropas russas se reuniam ao longo de partes da fronteira com a Ucrânia e a possibilidade de uma incursão russa começou a parecer provável, os EUA e o Reino Unido instituíram sanções contra bancos e oligarcas russos próximos ao presidente do país, Vladimir Putin.

Apenas alguns dias após a invasão da Ucrânia pela Rússia em 24 de fevereiro, os bancos russos foram removidos do SWIFT, sistema interbancário global que permite transações financeiras e pagamentos entre bancos em todo o mundo. Além disso, o Ocidente impôs sanções ao banco central da Rússia, para prevenir a liquidação de 630 bilhões de dólares em reservas externas como forma de compensar o aumento das sanções.

A moeda russa, o rublo, colapsou entre 24 de fevereiro e 7 de março, desvalorizando até 104,7% enquanto o par USD/RUB atingiu um recorde de 143.000. A queda do rublo foi uma clara ilustração da vulnerabilidade russa. De fato, em um discurso proferido durante esse período, o presidente dos EUA, Joseph Biden, ridicularizou o rublo russo, dizendo que a moeda havia sido reduzida a "escombros".

No entanto, nesta semana, o rublo desfez-se de todas as suas perdas e voltou aos níveis pré-invasão ucraniana. Isso significa que as sanções aplicadas têm sido ineficientes?

De acordo com o secretário de Estado dos EUA, Anthony Blinken, as autoridades russas estariam utilizando de manipulação interna para estimular artificialmente a moeda do país. Ele disse que "as pessoas estão sendo impedidas de vender rublos... Isso é sustentar artificialmente o valor". No entanto, esse controle governamental não seria indefinidamente sustentável, Blinken observou, acrescentando que "acho que vocês verão essa mudança".

A moeda russa continuará a se fortalecer, ou agora pode ser um bom momento para venda? Não podemos saber o que o futuro nos reserva, é claro, mas é mais provável que tenhamos uma oportunidade de compra do ponto de vista psicológico.

Por causa do pico de 104% em um prazo de cerca de duas semanas, os investidores estão profundamente focados nos indicadores técnicos. Portanto, por enquanto, prevemos que a maior parte deles se orientará para posições longas. Essa dinâmica está refletida no gráfico.