Gráfico do Dia: Tendência de Baixa do Bitcoin Deve Continuar

 | 22.08.2022 11:50

O bitcoin pode ter iniciado outra pernada de baixa em sua tendência de queda no longo prazo, com alvo inicial em US$ 17.611.

Os especialistas em criptos ficaram surpresos com a “repentina” queda de 10,4% e não conseguiram identificar qualquer motivador para movimentos tão drásticos. No entanto, o gatilho provavelmente é o assunto mais falado em todo o mercado: a suposta mudança de postura do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA).

Estamos em um mercado de baixa, pois a maior inflação nos EUA dos últimos 40 anos forçou o Fed a reverter sua posição de que a inflação era transitória e que cairia logo a após o fim dos bloqueios sanitários.

A ata do Fomc, comitê de política monetária dos EUA, mostrou que o banco central do país abandonou sua política mais acomodatícia da história para realizar seu mais rápido aperto desde o início dos anos de 1980.

No entanto, em 21 de junho, após a pior semana dos mercados americanos desde o crash de março de 2020, o S&P 500 saltou por nenhuma razão, a não ser um “pulo do gato morto”. Essa caça às pechinchas acabou respingando no bitcoin.

Os resultados corporativos acima das expectativas nos EUA deram suporte ao apetite ao risco, sem falar no viés de confirmação de compradores crentes no pico da inflação e das taxas de juros no país.

No entanto, os compradores estão perdendo o fôlego antes do simpósio de Jackson Hole nesta semana, onde o Fed pode proferir falas mais rígidas, após membros do banco reiterarem que os juros estão em trajetória de alta.

Os investidores se convenceram de que, se um membro do Fed está disposto a baixar os juros quando a inflação recuar, isso significa que o banco mudou sua posição.

Os compradores também apontaram para o fato de que o Fed disse fundamentar sua atuação nos dados. Eles consideraram que o Fed não aumentaria automaticamente os juros – se é que é isso o que vem fazendo até agora –, mas precisaria ser convencido pelos dados para atuar.

Eu defendi o oposto.

Com isso, os investidores de criptos ficaram impressionados com a queda dos mercados acionários e das principais criptomoedas na sexta-feira. Mas o bitcoin pode ter acionado uma liquidação por razões técnicas.