Gráfico do Dia: Tesla Ainda Pode Subir Mais Antes de Voltar a Cair

 | 15.08.2022 11:34

Elon Musk, CEO da Tesla (NASDAQ:TSLA), anunciou que a fabricante de veículos elétricos (VEs) produziu mais de 3 milhões de carros. Musk apontou que esse marco era digno de nota, considerando as restrições na China contra a Covid-19, onde um terço dos VEs são fabricados.

Ainda assim, apesar de Musk parabenizar seus colaboradores, essa notícia ressalta como os negócios da Tesla com carros são pequenos. A maior fabricante de automóveis do mundo, a Toyota (NYSE:TM), produziu 10 milhões de carros em 2021, e a segunda maior montadora, a Volkswagen (OTC:VLKAF), entregou cerca de 9 milhões de veículos no mesmo período. Os três milhões da Tesla referem-se a toda a história da companhia. No entanto, a fabricante de VEs atingiu uma capitalização de US$ 1 trilhão no ano passado, mais do que o valor de mercado de todas as 9 fabricantes globais de automóveis juntas.

Neste momento, a capitalização de mercado da companhia é de US$ 940,14 bilhões. É justificada?

Primeiro, devemos perguntar quanto desse valuation está ligado à empresa e quanto tem a ver com tudo o que rodeia seu CEO – o investimento de Musk na SpaceX e criptomoedas, além de ele ser um grande “guru” de mercado.

Como, por exemplo, toda a euforia envolvendo as criptos impactou a demanda pelas ações da Tesla?