Guia de Sobrevivência para a Política dos EUA em 2017: Dólar e Ações

 | 19.05.2017 13:55

Por Chaim Siegel da Elazar Advisors, LLC

Guia de Sobrevivência para a Política dos EUA em 2017

A imprensa encurrala Trump, golpe após golpe. Ele está apanhando. Esperamos que haverá mais do mesmo durante o resto do ano.

E isso pode também ficar pior. Ainda assim, mesmo com as incertezas que isso poderia trazer aos mercados, investidores têm uma chance de se saírem bem esse ano. Vamos explicar.

Mercados Acionários durante Clinton e Nixon

Tão logo ouvimos a palavra impeachment, voltam à nossa mente as sagas de Clinton e Nixon.

A maioria das notícias sobre o escândalo do Presidente Bill Clinton surgiram em 1998. E assim aconteceu que 1998 também teve uma das piores quedas no mercado acionário na história recente. Entretanto, colocaram a culpa do colapso tanto em mercados globais, incluindo a Rússia e a América do Sul, quanto na desaceleração da economia doméstica.

Durante outubro de 1973, o presidente Richard Nixon realizou o famoso "Massacre de Sábado à Noite" quando ele despediu um promotor especial (soa familiar?) que investigava os eventos envolvendo um arrombamento na sede do Comitê Nacional do Partido Democrata em Watergate. O Presidente Nixon renunciou ao seu cargo em agosto de 1974. O Dow caiu de cerca de 5.000 para 3.000 durante esse período.

Também durante a era Nixon, a maior parte da culpa do colapso foi direcionada à economia no lugar da política. Neste período Nixon acabou com o padrão ouro, a conversibilidade do ouro em dólar, o que atingiu o dólar. A crise do petróleo também fez a inflação subir neste período.

Embora em ambos os colapsos — o de 1974 e o de 1998 — não tiveram a culpa diretamente ligada aos procedimentos de impeachment ou à política, eles ocorreram de forma coincidente.

Os mercados provavelmente associarão o risco político ao à dinâmica descendente, que pode causar volatilidade para nós.

Trump é bom para os mercados ou não?

Lembre-se que antes das eleições de novembro, analistas esperavam um colapso do mercado com uma vitória de Trump.

Ontem, Jack Welch, ex-diretor-executivo da GE, disse à CNBC que um processo de impeachment poderia "explodir o mercado".

Então, o que é isso? Trump é bom para os mercados ou não?

Os mercados certamente reagirão às notícias. É surpreendente que os mercados não reagiram até ontem, já que ouvimos tantas notícias sobre conexões com a Rússia até agora.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Investidores provavelmente não estão entrando em pânico com as notícias, porém as utilizam como mecanismo típico para colher lucros.

Ao menos que possamos ver estatísticas econômicas como o PIB e os empregos ou os resultados despencarem, o mercado tem bases estruturais fortes.

Investidores podem usar estas quedas não tão assustadoras para adquirir posições.

Bases estruturais sólidas do mercado

A Factset relatou que os resultados estavam 13,6% mais altos no 1.º tri, o mais forte em seis anos.

Os empregos têm sustentado a economia e os pedidos de desemprego em maio têm números melhores do que os de abril.

Quanto ao PIB, o Fed de Atlanta espera uma recuperação de 0,7% no 1.º tri para 4,1 no 2.º tri.

Novamente, se estes indicadores das bases do mercado estivessem instáveis, precisaríamos nos preocupar com a escalada de riscos a partir da política. Como eles não estão, podemos utilizar os dias de sustos na política como oportunidades de compra.

Risco do Dólar

Embora os mercados possam não estar ligados à política, o dólar pode estar. Esperamos que a política tenha um impacto maior no dólar.

h2