Hapvida - Porque Vou Entrar Nesse IPO

 | 19.04.2018 09:13

Vamos lá, não vendo análises e não tenho intenção de fazê-lo. Não tenho obrigação de escrever isso ou aquilo, esmiuçar o case, explicar tin tin por tin. Digo isso já como mea culpa por não fazer um post long explicando a empresa por A+B e tals, my bad. Mas pra quem quer saber mais sobre a empresa e acesse ao prospecto com mais de 800 paginas sobre a empresa.

Aqui vou ser ser direto e fazer um post objetivo explicando as 5 razões pelas quais resolvi participar do IPO da Hapvida (HAPV3).

Mas antes um pequeno adendo sobre meu “track record” em IPO’s considero que meus maiores acertos na vida foram o IPO de (SA:B3SA3) e de BB Seguridade (SA:BBSE3), mas isso foi em outros tempos. Há muito tempo atrás. Mais recentemente acertei em não participar de (SA:BKBR3), (SA:CAML3), (SA:MOVI3), (SA:AALR3), (SA:OMGE3). Acertei quando participei do IPO da (SA:PARD3) e (SA:IRBR3), mas sim, como todo mundo errei. Errei em não participar de (SA:BRDT3) ou por ter achado (SA:CRFB3) uma boa.

Enfim, vamos aos porquês de HAPV3:

h3 1. Setor Bom./h3

Setor de saúde tem apresentado certa dinâmica própria em meio a todo o cenário de crise no Brasil. O envelhecimento da nossa população aliado ao colapso do sistema público de saúde e o aumento das doenças crônicas tem ajudado a catapultar o desempenho do setor privado. Abaixo o gráfico que mostra os prêmios pagos em planos de saúde e odontológicos de 2012 para cá. De acordo com a ANS, os prêmios pagos em planos de saúde e odontológicos saltaram de R$51,8 bilhões em 2007 para R$161,6 bilhões em 2016, correspondendo a uma taxa composta anual de crescimento de 13,5% ao ano. Mais interessante ainda é ver que mesmo num cenário de contração do PIB e aumento do desemprego o setor cresceu!