Heranças da Pandemia: Qual Pode Ser a Origem da Próxima Crise?

 | 14.06.2021 13:03

Heranças da pandemia: o mundo começa aos poucos se reerguer economicamente dos nefastos efeitos da pandemia. Mas como não poderia ser diferente, quem acompanha profundamente economia sabe que precisamos ser eternos vigilantes.

Cabe aos economistas e demais profissionais de mercado não se deixar levar pelo otimismo que tomou conta do mercado nas últimas semanas e fazer uma análise objetiva sobre nosso momento.

Precisamos entender exatamente para onde estamos indo ao sair dessa crise, qual o caminho que iremos encarar daqui por diante. Para que o mundo não entrasse em grande colapso, foi pago um preço muito alto. Mas afinal, que preço foi esse? Estamos falando do superendividamento dos governos.

Desse endividamento, foram plantadas duas sementes nocivas que começam a brotar e causar efeitos: a inflação e o aumento dos impostos.

h2 UM RAIO-X DAS DÍVIDAS PÚBLICAS/h2

Antes mesmo da pandemia, a dívida pública da maioria dos governos ao redor do mundo já era praticamente impagável. Até 2019, os governos já acumulavam uma dívida de aproximadamente US$ 69 trilhões de dólares. Muitas vezes pergunto se alguém tinha reais esperanças de que esses valores um dia fossem pagos. As dívidas governamentais já eram praticamente “virtuais”.