Hoje Não! Deixa para Amanhã...

 | 07.11.2014 12:24


A semana se arrasta para um fim melancólico do mercado financeiro.

O protagonista foi o dólar subindo próximo dos 4%. Os juros mais longos não ficaram atrás e abriram na mesma magnitude. O Índice Bovespa caminha para fechar inversamente com queda em torno de 4%.

O mercado financeiro definitivamente perdeu a paciência com o governo.

Após as eleições, o fim do mundo esperado, parecia papo de radicais capitalistas. O dólar ficou comportado, a bolsa ensaiou uma melhora.

Mas a lua de mel durou pouco.

A letargia desse governo, principalmente na definição da equipe econômica, sinaliza para o mercado financeiro que o mesmo não é prioridade.

Pior ainda, deixa a incerteza tomar conta dos investidores, pois estes não tem nenhuma sinalização de como serão as politicas econômicas, e acaba apostando no mais do mesmo.

Mais do mesmo que levou o país a crescimento perto de zero, desajuste fiscal e proximidade com um downgrade soberano.

Qualquer profissional sério de mercado, que mantem suas planilhas em dia, sabe que a cada dia o custo de um ajuste está mais caro e isso deve ser incorporado ao risco dos ativos.

A falta de politicas industriais, de tentativa de migrar para uma equipe mais técnica, torna o risco do investimento privado maior, que passa a exigir um retorno maior. Nada mais natural no mundo capitalista.

O reajuste dos combustíveis mostra como o governo lida com suas contas. Partindo do calculo inverso, ou seja, da inflação esperada, chega-se ao valor possível de reajuste para a Petrobrás. Resultado: em uma semana as ações PN da estatal caem cerca de 10%.

Como eu gostaria de ver em Brasília uma equipe técnica. Com mandato para realmente fazer o que é necessário e ajustar a economia. Acredito que não somente eu, mas todo o mercado financeiro.

Essa utopia parece muito distante!

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações