Hora do Gráfico – EMBR3, Tudo Pronto para Decolar

 | 17.07.2017 06:05

Existem empresas que servem para nós surfarmos na alta do mercado como (SA:PETR4), (SA:SA:VALE3), (SA:SA:USIM5) e etc., todas com um beta* elevado, os que as faz seguir o IBOV de perto. Já outras servem para segurarmos o prejuízo da carteira para quando o mercado está rasgando para baixo, como é o caso da (SA:SA:ABEV3) e a (SA:SA:ITSA4), ambas se movendo pouquíssimo, seja para cima ou para baixo.

Mas será que existem empresas que surfam na alta, seguram na baixa e ainda me protegem de um cisne negro** quando o pior acontecer? É o que vamos descobrir na Hora do Gráfico de hoje analisando a Embraer (SA:SA:EMBR3).

*(Beta: índice que mede a relação entre a variação do retorno de uma ação e um índice de mercado (o Ibovespa no nosso caso).

**(Cisne Negro: jargão de mercado para notícias imprevisíveis).

EMBRAER, um olhar por cima da empresa

A Embraer é a maior empresa brasileira produtora de aviões que atua em duas grandes frentes, sendo 1) Fabricação e Comercialização de Aeronaves nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva e de Defesa, além de 2) Suporte e Serviços de pós-venda.

E como a nossa aviação aqui no Brasil não tende ser uma das melhores, tampouco das maiores, a Embraer possui grande parte de seu faturamento advindo do exterior (71% vem da soma de EUA mais Europa e só 11% do Brasil), o que significa... DÓLAR, DÓLAR, DÓLAR!!!