IA pode aumentar as margens de lucro das empresas em 4% em uma década

 | 18.05.2023 13:32

Os estrategistas do Goldman Sachs (NYSE:GS) disseram, em uma nota enviada aos clientes, que a inteligência artificial (IA) poderia elevar as margens de lucro líquido corporativo nos EUA em cerca de 4% em uma década, de acordo com uma reportagem da Bloomberg publicada na quarta-feira, 17. Por outro lado, a emergente tecnologia não deve ter um impacto significativo sobre os lucros no curto prazo, devido a diversos fatores.h2 A IA foi mencionada 1.600 vezes durante as teleconferências de resultados do primeiro trimestre nos EUA/h2

De acordo com a Bloomberg, os analistas do Goldman acreditam que a IA poderia impulsionar as margens líquidas corporativas nos Estados Unidos em 4% nos próximos dez anos. Em nota, os estrategistas do banco de Wall Street, liderados por Ben Snider, disseram que o emergente mercado poderia ser o principal suporte para os lucros empresariais no longo prazo.

Contudo, afirmaram que era pouco provável haver um aumento das margens no curto prazo, devido a diversos fatores, como recessão iminente, níveis elevados de estoques, inflação e juros.

A IA já vinha sendo discutida há um bom tempo no mercado, porém o lançamento do ChatGPT, da OpenAI, no ano passado, levou a discussão a um novo patamar.  O sucesso sem precedentes do ChatGPT com o apoio da Microsoft (NASDAQ:MSFT) fez com que muitas empresas relacionadas à IA corressem para lançar seus chatbots e soluções de IA gerativas. Além disso, até mesmo empresas não relacionadas à tecnologia estão se apressando para aproveitar essa tendência por meio de aquisições e outros acordos.

De acordo com a análise da Bloomberg, a palavra "IA" foi mencionada aproximadamente 1.600 vezes por empresas americanas e europeias durante suas teleconferências de resultados do primeiro trimestre. O CEO do Google (NASDAQ:GOOGL), Sundar Pichai, entre outros palestrantes, mencionaram a IA cerca de 143 vezes em sua recente conferência I/O para desenvolvedores.

h2 CEO da OpenAI defende regulamentação da tecnologia/h2

Apesar de toda a euforia com a IA, os analistas do Goldman disseram que é difícil prever o impacto futuro do setor, devido a diversos fatores desconhecidos ao seu redor. Um deles é a regulamentação do mercado de IA.

"Além da incerteza em relação ao impacto eventual da IA na atividade econômica, a possível resposta de políticas governamentais à adoção generalizada da IA faz com que seja difícil prever o efeito líquido da tecnologia nos lucros corporativos no longo prazo", afirmaram os estrategistas do Goldman em nota.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Parlamentares americanos estão preocupados com os possíveis riscos da IA, o que ficou claro com a decisão de convocar o CEO da OpenAI, Sam Altman, para prestar um depoimento ao Congresso nesta semana. Durante a audiência, Altman instou os legisladores a regulamentar o setor de IA, citando o potencial revolucionário da tecnologia, que, no entanto, precisava de salvaguardas.

***

Aviso: Este artigo foi publicado originalmente no portal The Tokenist.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações