IBM: Ela é Discreta, mas Apresenta Bons Fundamentos!

 | 13.07.2020 17:25

Montando recentemente a minha Carteira de Ações Americanas, me surpreendi com a IBM (NYSE:IBM)!

Se me lembro bem, por ser fã de Warren Buffett e da escola de Value Investing, ele já mencionou em alguns dos seus livros ter investido na companhia.

Se comparada às gigantes do setor de informática e tecnologia, como Google (NASDAQ:GOOGL), Facebook, Apple (NASDAQ:AAPL), Microsoft (NASDAQ:MSFT) e por aí vai, talvez a gente nem se lembre que ela era um ícone nos anos 90.

Porém, os seus fundamentos podem ser o que todo investidor de valor procura na Bolsa!

Primeiro, a relação Preço/Lucro (P/L) está em 11,52. Pelo que a teoria indica, empresas com P/L de 10 a 20 podem ser as ideais para se investir.

Acima de 20 podem estar muito caras e abaixo de 10 muito baratas. “Quando a esmola é de graça o santo desconfia”. Muito barata assim na Bolsa é porque a companhia pode estar passando por alguma crise.

Um P/L de 10 a 20 pode indicar uma empresa madura, sólida, com boa participação de mercado.

A seguir, temos o Yield em 5,63%. Fazendo um comparativo com a Selic em 2,25% atualmente, investindo na IBM (NYSE:IBM) você poderia calçar os seus ganhos em Dividendos em mais de 2 vezes o que a Renda Fixa pode pagar ao ano aqui no Brasil, sem contar uma possível valorização do Dólar e sem considerar a oscilação de preço do papel. Nada mal para quem busca ganhos residuais.