Ibov: Recorde Trimestral dos Últimos 10 Anos - Panorama Para Semana

 | 29.06.2019 13:28


Panorama de Mercado

Encerramos a semana com nosso mais importante índice acionário renovando topo histórico em 102617 pontos, ainda assim a semana foi marcada por uma correção de mais de 1%. É interessante ressaltar que nosso índice performou seu melhor desempenho percentual da última década. Isso tudo vem motivado pelas expectativas positivas de cortes na Selic, nas principais economias mundiais e também pelos avanços na Reforma da Previdência, mesmo com recesso parlamentar iminente. Além dos aspectos positivos citados anteriormente, há ainda o acordo comercial fechado entre Mercosul e União Européia, que existem expectativas de resultar em um forte incremento ao PIB brasileiro. Aconteceu ainda nesta semana a reunião do G-20 sendo finalizada com apoio dos países do grupo aos fundamentos do livre-comércio e apontamentos sobre temas que podem interferir na economia como: criptomoedas, desigualdade de gênero, sistemas de impostos, comércio internacional dentre outros. O Ibovespa fechou a semana em 100967.20 pontos, e o mês de junho com alta de mais de 4%. Já seu derivativo, o índice futuro encerrou a semana na casa dos 101570 pontos.

No cenário nacional, não podemos deixar de comentar o caso mais polêmico e um dos trending topics no twitter #bolsonarcos. É claro que a população usa do humor para lidar com a situação, mas a cena é, no mínimo, preocupante. Um sargento da Aeronáutica foi preso, em Sevilha na Espanha, transportando 39 kg de cocaína no avião da Força Aérea Brasileira. O militar preso fazia parte da comitiva de apoio da viagem do presidente, Jair Bolsonaro, ao encontro do G-20. Em nota, a Força Aérea Brasileira disse que o sargento fazia parte apenas da comissão de apoio e que, de forma alguma, integraria a tripulação da aeronave presidencial. Eles disseram ainda que a prevenção a esse tipo de situação é regularmente verificada e que reforçariam a mesma em função do ocorrido. Detalhes importantes: o sargento preso fazia parte da comitiva de apoio desde 2011, além disso em 1999 outro avião da FAB foi retido com 32 kg de cocaína a bordo.

No mercado internacional, uma notícia boa em meio a guerra comercial entre EUA e China. A reunião do G-20 foi encerrada com uma nova trégua. As negociações interrompidas em maio serão retomadas e Donald Trump desistiu, pelo menos por enquanto, da ameaça de impor novas tarifas de importação. O presidente dos EUA ainda falou, sem dar muitos detalhes, sobre a chance de “pegar mais leve” em relação ao veto ao grupo Huawei.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

A seguir, temos o fechamento de alguns ativos e índices:

Índice Bovespa – 100967.20 pontos;
Índice Futuro de IBOVESPA - 101570 pontos
Petrobras PN (SA:PETR4) – 27,41 reais
Vale do Rio Doce (F:VALE3) ON – 51,82 reais
Banco Itaú (SA:ITUB4) PN - 36,26 reais
Banco Bradesco (SA:BBDC4) PN – 37,74 reais
Ambev (SA:ABEV3) ON – 17,89 reais
Dólar Futuro – 3832,00 reais
Índice Dow Jones – 26599.96 pontos
Índice S&P 500 – 2941.76 pontos

O que esperar para próxima semana...

Iniciamos a semana e também o mês de julho. Na quarta-feira (03/07) é véspera de feriado nos EUA, sendo assim o encerramento das atividades da Bolsa de lá acontecerá às 13h. Na quinta-feira (04/07) não haverá pregão nos EUA pois é feriado, o tão importante Dia da Independência. Toda primeira sexta-feira do mês como de costume, haverá payroll, um relatório referente à folha de pagamentos dos Estados Unidos, exceto o setor primário da Economia (setor agrícola, empregados domésticos e ONGs). Dia de payroll é dia de cautela por conta da volatilidade.

Fique atento para esses eventos (três touros):

  • Segunda-feira -PMI Industrial ISM (Jun) às11h;
  • Quarta-feira -Variação de Empregos Privados ADP (Jun) às 09:15h; PMI ISM Não-Manufatura (Jun) às 11h; eEstoques de Petróleo Bruto às 11:30h;
  • Sexta-feira - Relatório de Emprego (Payroll) não-agrícola (Jun) e Taxa de Desemprego (Jun) às 09:30h;

Tenham uma excelente semana.

Liora Vanessa

Este conteúdo visa ambientar/informar os investidores de uma forma simples sobre como o mercado tem se comportado, jamais devendo ser considerado como indicação de compra ou venda de qualquer ativo.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações