Ibovespa Atinge Recorde Histórico e os Destaques da Semana

 | 04.06.2021 15:12

Panorama Semanal de 31 de maio a 4 de junho*h2 DESTAQUES/h2

Divulgação do PIB do primeiro trimestre, Copa América, CPI da Pandemia, manifestações, panelaço e o anúncio de doação, pelos EUA, de 6 milhões de doses de vacina contra covid-19 para a América Latina são alguns dos destaques da primeira semana de junho.

O PIB, divulgado pelo IBGE, surpreendeu. O indicador avançou 1,2% no primeiro trimestre deste ano e desencadeou uma certa euforia. A crise hídrica, no entanto, além de fatores políticos e estruturais do país, como as reformas, preocupam especialistas. 

h2 VACINAÇÂO/h2

A imunização lenta contra o coronavírus é um desses fatores, embora haja boas notícias no horizonte. O presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou, por meio do consórcio da ONU, a doação imediata de 6 milhões de doses de vacina para a América Latina.

h2 CORONAVAC/h2

Também positiva é a aprovação, pela OMS, do uso emergencial da CoronaVac, vacina da chinesa SinoVac, que, no Brasil, é fabricada pelo Instituto Butantan. E a Fiocruz assinou um contrato com a AstraZeneca (LON:AZN) para produzir a matéria prima desse imunizante, que hoje é importado da China. 

h2 CPI DA PANDEMIA/h2

Na CPI da Pandemia, o destaque foi o depoimento da médica Nise Yamaguchi. Ela negou a elaboração de um decreto para incluir na bula da cloroquina a indicação para Covid-19. Também disse que não havia um “gabinete paralelo” de orientação ao presidente Jair Bolsonaro na gestão da pandemia. Nise, porém, mostrou uma troca de mensagens em que havia a minuta de um decreto sobre cloroquina e confirmou ter participado de reuniões de um “conselho independente”.

h2 RESPOSTA DE BOLSONARO ÀS MANIFESTAÇÕES/h2

Na quarta-feira, houve pronunciamento presidencial em cadeia nacional. Bolsonaro buscou fazer um balanço positivo de sua gestão na pandemia e da economia. Houve panelaço em várias cidades do país. O pronunciamento foi interpretado como uma espécie de resposta às manifestações contra o governo, que reuniram milhares de pessoas em mais de 200 cidades no sábado. Em Recife, a polícia usou de violência para dispersar os manifestantes. 

h2 COPA AMÉRICA/h2

Um dos temas do pronunciamento foi a realização da Copa América no Brasil, de 13 de junho a 30 de julho, após a Argentina ter desistido de sediar o evento por causa da pandemia. O ministro do STF Ricardo Lewandowski, relator de uma ação movida pelo PT, quer que o Executivo dê explicações.

h2 PAZUELLO/h2
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Na esfera política, surpreendeu a decisão do Exército de arquivar o processo administrativo contra o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, por ter participado de ato pró-Bolsonaro.

h2 IBOVESPA/h2

No pregão de quarta-feira, dia 2, o Ibovespa avançou 1,04%, para o recorde de 129.601 pontos. A cotação do dólar fechou em R$ 5,083, com queda de 1,22%.

Obrigada, bom fim de semana e até o próximo Panorama Semanal.

* Dados atualizados até as 9h30 do dia 4/6

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações