Ibovespa Destoa das Bolsas Mundiais e Fecha 2018 com Forte Alta

 | 02.01.2019 09:22

Bom dia Investidores,

No último pregão de 2018, o Ibovespa subiu 2,84%, chegando aos 87.887 pontos. O giro financeiro foi de R$ 11,3 bilhões. Com isso o Ibovespa encerrou o ano com uma alta de 15,03%, descolando das principais bolsas do mundo que caíram. É o terceiro ano consecutivo de alta na bolsa brasileira.

Os grandes destaques do ano foram, as ações da Magazine Luiza(SA:MGLU3), que subiram 126,34% em 2018, por conta dos ótimos resultados apresentados ao longo do ano, sempre acima das expectativas.

As ações da Cemig(SA:CMIG4) subiram 116,76%, por conta das eleições, colocando o governo do Partido Novo, Romeu Zema, em Minas Gerais, mais focado em privatizações. E fechando o pódio, as ações da B2W(BTOW3 (SA:BTOW3)) que subiram 104,98%, apresentando bons resultados durante o ano, melhorando o capital de giro e gerando caixa.

Já na parte negativa, as ações que mais caíram 2018, foram as ações da Cielo(SA:CIEL3) que caíram 58,15%, sofrendo com a agressividade dos concorrentes e perdendo cada dia mais market share.

Outras ações que sofreram bastante, foram as ações da Qualicorp(SA:QUAL3), que caíram 56,90%, essa queda foi reflexo de um acordo assinado pelo fundador da companhia, José Seripieri Filho, que o impede de vender suas ações e abrir outra empresa no setor.

E para finalizar o nosso pódio negativo, as ações da Kroton(SA:KROT3) que caíram 50,03%, por conta dos números que vem piorando após enfraquecimento de programas como o FIES.

Indo para o dólar, apesar da queda de 0,36% no último pregão, o ano foi de forte alta, subindo 16,89% e encerrando em R$ 3,87. Enquanto isso o Euro caiu 0,16% no último dia do ano, porém fechou com alta de 11,73%. Quem sofreu com desvalorização mesmo, foi peso argentino que caiu 50,7% frente ao dólar e a lira turca, que caiu 28,3%.

Já os DIs terminaram o ano em queda, dando um voto de confiança ao novo presidente. Com isso o DI jan/2020 fechou em 6,55% e o DI jan/2025 ficou em 9,10%.

Na agenda, hoje vamos ter os dados do IPC-S, índice de preço ao consumidor semanal, os dados de fluxo cambial e a balança comercial de dezembro.

Indo para os Estados Unidos, o último pregão, na segunda, foi de alta, porém não apagou o ano ruim. O Dow Jones subiu 1,15% na segunda, porém fechou com queda de 5,63% no ano. O S&P500 subiu 0,85%, mas fechou o ano com queda de 6,24%, enquanto o Nasdaq subiu 0,77%, mas recuou 3,88% em 2018.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

A agenda norte-americana é fraca, esperando o payroll que irá sair na sexta e esperando novas declarações de Powell, após final de ano conturbado. Indo para a Europa, o ano foi de queda para as principais bolsas. DAX da Alemanha caiu 18,26% no ano, CAC-40 da França, caiu 11,94% e a IBEX da Espanha, caiu 15,43%. As ações abriram o ano em baixa, com destaque para a CAC-40 que abriu caindo 1,92%.

Na Ásia, o ano também não foi bom, com o Nikkei 225 fechando o ano com queda de 12,08%, e o Índice Shangai caindo 24,61%. No primeiro pregão do ano, fecharam em queda também, com o Nikkei 225 caindo 0,31% e o Índice Shangai caindo 1,15%.

O preço do barril de petróleo, também despencou durante o ano de 2018, o WTI fechou com queda de 24% no ano e o Brent caiu 19% em 2018. Além disso as criptomoedas também sofreram muito durante 2018, com o Bitcoin caindo mais de 70% e Ethereum caindo mais de 80%. Apesar da aversão ao risco em 2018, o ouro caiu 3,13% no ano.

Ótimo ano e bons negócios!

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações