Ibovespa: Tarde Para Vender, Cedo Para Comprar

 | 13.07.2022 15:04

Existem algumas frases que são famosas no mercado financeiro, mais especificamente para operações de curto prazo, uma delas é: “Não operar também é operar”.

Quando eu comecei com minhas operações de Swing Trade, eu não sentia muita pressão de ter que estar posicionada todos os dias.

Minha rotina era: olhar todos os papéis, anotar os que estavam interessantes, analisar mais a fundo cada um dos anotados, calcular o risco x retorno e programar as ordens.

Quando nenhum ou pouquíssimos papéis chamavam atenção, e não estavam tão legais, ficava sem operações por dias, até por semanas se fosse o caso. Mas, continuava na rotina de olhar todos os dias porque não dá para saber quando vai surgir uma boa oportunidade!

No início, quando comecei no day trade, não fazer nenhuma operação era como se eu não estivesse fazendo nada - ou seja, não estava trabalhando. Demorei um tempo para aceitar que isso era normal.

Foi justamente em um momento de indecisão do mercado que “Caiu a ficha” de que eu não estava posicionada em nada para Swing Trade - e isso era normal. Parei para analisar o Ibovespa e percebi que o momento de mercado era: a maioria dos papéis estavam esticados e sem sinal de força contrária para reversão. Essa situação me fez perceber que no day trade também teriam momentos que não tem nada para fazer!

Trazendo isso para o momento atual, o Ibovespa segue em uma região de consolidação desde o dia 20/06, que é exatamente aquele momento: “Tarde para vender, cedo para comprar”.

Depois de um período em lateralização, aconteceu um forte movimento de baixa sem correções (do dia 03/06 a 17/06). Logo, rompeu o fundo anterior, mas sem continuidade (23/06). Ou seja, tarde para vender. Quem já estava na venda, era a hora de apertar os stops ou de realizar lucros.