IDIV - Características Desse Índice, Seus Principais Ativos e Algumas Análises

 | 22.06.2020 12:24

Mas, do que se trata?
 
O IDIV (Índice de Dividendos) da B3, Bolsa de Valores Brasileira ou Bolsa, é o resultado de uma carteira teórica de ativos, elaborada de acordo com os critérios estabelecidos em metodologia disponibilizada pela Bolsa. Os índices da B3 utilizam procedimentos e regras constantes do Manual de Definições e Procedimentos dos Índices de seus normativos.
 
É um Índice classificado em nossa Bolsa de Valores, a B3, como de Segmentos e Setoriais. 
 
É um Índice de Retorno Total. Mas o que isso significa? Conforme disposto no Manual de Definições e Procedimentos dos Índices da B3, isso significa que:
 
" É um indicador que procura refletir não apenas as variações nos preços dos Ativos integrantes do Índice no tempo, mas também o impacto que a distribuição de proventos por parte das companhias emissoras desses Ativos teria no retorno do Índice."**
** maiores esclarecimentos poderão ser visualizados nesse Manual no site da B3.
 
Ativos Elegíveis: 
 

"São compostos pelas Ações e Units exclusivamente de ações de companhias listadas na B3 que atendem aos critérios de inclusão descritos a seguir:

Não estão incluídos nesse universo BDRs e ativos de companhias em recuperação judicial ou extrajudicial, regime especial de administração temporária, intervenção ou que sejam negociados em qualquer outra situação especial de listagem (ver Manual de Definições e Procedimentos dos Índices da B3)."

Mas, e o seu Objetivo?

 
O objetivo do IDIV é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos que se destacaram em termos de remuneração dos investidores, sob a forma de dividendos e juros sobre o capital próprio.
 
Certo, entendi. Mas, e os principais Ativo desse Índice?
 
A fim de não me alongar muito nesse Artigo/Análise, a metodologia escolhida para enumerar esses principais Ativos foi sua maior participação percentual no Índice, abaixo demonstrados.
 
Demonstrarei os 3 (três) primeiros Ativos do Índice considerando sua participação em sua carteira teórica .
 
IDIV
 
EGIE3 - ENGIE BRASIL -      5,320%
BBSE3 - BBSEGURIDADE - 5,163%
BPAC11 - BTGP BANCO -   4,744%
 
Vale lembrar que a carteira teórica dos Índices da B3 tem vigência quadrimestral. Ou seja, a composição de cada Índice, assim como a participação dos Ativos poderá mudar a cada quadrimestre.
 
Após essa breve visão conceitual, seguem as análises.
 
EGIE3 - ENGIE BRASIL
 
No momento visualizamos o Ativo em uma região de Lateralização. Essa lateralização está compreendida entre a Média Móvel (MM) de 200 dias, atualmente na região de 44,61 e o fundo de 41,56. O último Pregão foi baixista e com volume atípico para esse Ativo. Volumes como esse costumam sinalizar exaustão dos investidores, nesse caso Vendedores. Mas, ainda não me sinto a vontade para afirmar que as vendas acabaram, então: Cuidado!
 
O Ativo está tendo como forte área de resistência a MM de 200 dias, aliás conforme sempre costumo exemplificar. Porém, devido a esse grande volume vendedor, as reiteradas tentativas de rompimento dessa Resistência, e ainda pelo fato de estarmos em uma região entre MMs, a de 8 e de 20 dias, atualmente nas regiões de 43,36 e 42,56, pode ser que durante a semana possa ocorrer um rompimento dessa resistência (MM de 200 dias) e o início da busca do seu próximo alvo Altista, a região de 48,50.
 
Mas, caso haja a continuidade do movimento baixista com fechamento abaixo das MMs de 8 e de 20 dias, pode ser que o Ativo venha a perseguir o seu próximo Alvo baixista, o fundo de 38,60.
 
Muito bem, como ainda estamos em uma região de lateralização, considero ainda ser prematuro traçar algum Cenário. Então: Atenção aos posicionados nesse Ativo.
 
Segue o Gráfico: